Sindipetro Bahia garante pagamento de salários a trabalhadores da Telsan através de articulação com Petrobrás
janeiro 10, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Nos últimos dias de 2024, uma grande vitória para trabalhadores da Telsan (Contrato Estações) foi conquistada com a articulação do Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia. Após a empresa deixar de pagar salários e outros direitos, como férias e FGTS, o Sindipetro Bahia se colocou como intermediário e conseguiu garantir parte dos pagamentos, conferindo dignidade aos trabalhadores às vésperas do Natal.
A Telsan, em um desequilíbrio financeiro que afetou unidades em todo o Brasil, não conseguiu honrar seus compromissos com seus trabalhadores. Diante dessa situação, o Sindipetro Bahia, com o apoio da Petrobrás, negociou uma solução que envolveu uma cessão de crédito. Desta forma, a Petrobrás transferiu valores da Telsan para o sindicato, que, com a ajuda dessa negociação, efetuou os pagamentos de parte das pendências. No total, cerca de R$ 2 milhões foram destinados ao pagamento dos salários de novembro, beneficiando 194 trabalhadores e 5 pensionistas.
A empresa ainda não pagou 13° salário, aviso prévio, a multa dos 40%, FGTS dos meses pendentes, férias vencidas, férias proporcionais, saldo de salário e horas extras realizadas. Faltam também os valores das rescisõesque a Telsan, também por meio da mediação com o sindicato, se colocou à disposição para pagar. Inclusive, a empresa se comprometeu a apresentar os valores individuais das verbas rescisórias a que cada trabalhador tem direito, para que saibamos a totalização. A empresa terá que garantir a liberação do saldo do FGTS, aos que não são optantes pelo saque-aniversário, e deve entregar a documentação referente ao Seguro Desemprego, àquelas 16 pessoas que foram consideradas “excedentes no quadro da empresa”.
Essa foi a primeira vez na história do Sindipetro Bahia que o sindicato conseguiu realizar o pagamento de salários diretamente, sem recorrer à justiça. Deyvid Bacelar, Coordenador Geral da FUP, destacou a importância dessa vitória, que representa não apenas um grande passo para o movimento sindical, mas também um exemplo de como é possível garantir os direitos dos trabalhadores mesmo diante de um cenário adverso.
“O sindicato teve uma postura firme e negociadora, e conseguimos, através dessa cessão de crédito, garantir que trabalhadores da Telsan recebessem seus direitos de forma justa e rápida. Isso mostra o poder da articulação sindical em favor da classe trabalhadora”, afirmou Deyvid.
O deputado estadual Radiovaldo Costa (PT), que acompanhou o processo, também se pronunciou sobre o resultado da negociação. Para ele, a sensibilidade da gerência geral e da UO-BA da Petrobras foi crucial para que a situação fosse resolvida de forma eficaz e sem a necessidade de judicialização. “Venceu a negociação, não foi preciso ir para a justiça. Desta forma, ganharam todos: a Petrobrás, os trabalhadores e o sindicato que cumpriu com o seu papel defendendo os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, destacou o deputado.
Radiovaldo enfatizou ainda que, ao evitar o processo judicial, os trabalhadores puderam ter acesso aos seus direitos sem custos adicionais, o que foi uma ação benéfica para todos envolvidos. Os créditos que estão na Petrobrás serão disponibilizados para que o Sindipetro realize novos pagamentos ainda neste mês de janeiro.
Elizabete Sacramento, Coordenadora Geral do Sindipetro Bahia, também ressaltou a dedicação e o comprometimento do sindicato em garantir os direitos dos trabalhadores, mesmo durante o recesso de final de ano. “O sindicato não tem estrutura para esse tipo de operação, que foi garantir o pagamento de salários e férias das quase 200 pessoas que estavam sem receber. Foi um enorme desafio que levou a uma força-tarefa das poucas funcionárias do sindicatoque, inclusive, fizeram plantão noturno para realizar todas as transações e garantir um Natal digno a quem de fato produz riqueza”, concluiu Elizabete.
Essa articulação entre Sindipetro Bahia, Petrobrás e os trabalhadores da Telsan é uma ação considerada inédita, mas o sindicato já tentou, sem sucesso, em gestões anteriores da estatal. A relação atual do sindicato com a gerência da Petrobrás na Bahia, com o novo governo federal, possibilitou essa atual mediação para priorizar o bem-estar dos trabalhadores, que puderam iniciar o novo ano com a certeza de que seus direitos foram assegurados.
Tag: 13° salário, articulação sindical, aviso prévio, bem-estar dos trabalhadores, cessão de crédito, Deyvid Bacelar, direitos dos trabalhadores, direitos trabalhistas, Elizabete Sacramento, férias vencidas, fgts, FUP, horas extras, mediação sindical, movimento sindical, negociação com Petrobrás, negociação sindical, nova gestão federal., pagamento de direitos, pagamento de salários, petrobras, Radiovaldo Costa, recesso de final de ano, rescisões trabalhistas, salários atrasados, saldo de salário, seguro-desemprego, sindicato, sindipetro bahia, Telsan, trabalhadores da Telsan, trabalhadores petroleiros