Acelen desrespeita regras de segurança obrigatórias ao reduzir treinamentos de NRs de 20 horas para apenas 2 horas
outubro 17, 2023 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A Refinaria Landulpho Alves, pertencente à Acelen, tem sido palco de momentos de insegurança para os trabalhadores. Denúncias frequentes têm sido recebidas pelo Sindicato dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia (Sindipetro-Ba), que representa os funcionários da empresa, apontando falhas nas normas de segurança.
Segundo relatos dos trabalhadores, acidentes de trabalho têm se tornado cada vez mais frequentes, enquanto os treinamentos obrigatórios, como os que envolvem as Normas Regulamentadoras (NRs), estão sendo negligenciados. Há informações de que os treinamentos estão sendo realizados durante o horário de expediente dos funcionários, o que configura um descumprimento da legislação.
Esses treinamentos são previstos em lei. Todos os funcionários sob o regime CLT devem realizá-los conforme o cargo e setor em que atuam, podendo mudar conforme o risco à segurança. A empresa deve oferecer a atividade formativa em locais adequados para a formação dos trabalhadores e seguir a carga horária mínima estabelecida.
Os treinamentos das NRs, que deveriam ter duração entre 16h e 20h, estão sendo realizados pela Acelen em 2h. Essa situação compromete seriamente a manutenção da segurança dos trabalhadores, da refinaria e do meio ambiente.
O Sindipetro-Ba acompanha a denúncia e exige que a Acelen tome medidas urgentes para corrigir as falhas nas normas de segurança e garanta que os treinamentos obrigatórios sejam realizados adequadamente.
A segurança dos trabalhadores e a preservação do meio ambiente são questões de extrema importância para o Sindipetro-Ba. Portanto, não será tolerado que as mesmas sejam negligenciadas.