Sindipetro Bahia participa do 21º Desfile do Orgulho LGBT da Bahia
setembro 6, 2024 | Categoria: Notícia
setembro 6, 2024 | Categoria: Notícia
O Sindipetro Bahia estará presente no Desfile do Orgulho LGBT da Bahia, que acontece neste domingo, 08/09/2024, a partir das 15h.
Organizada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), essa 21ª edição do desfile tem como tema “Orgulho Jovem” e acontece no Farol da Barra.
O tema escolhido tem como objetivo promover a afirmação e a celebração da juventude LGBT+ e visa proporcionar a diversidade, o respeito, o empoderamento e ainda criar memórias duradouras de amor, aceitação e alegria para os jovens. A jovem trans Tifanny Conceição, figura conhecida e inspiradora na comunidade LGBT+, foi escolhida para ser a madrinha jovem do evento.
O Desfile do Orgulho LGBT da Bahia encerra a Semana da Diversidade Cultural, que teve uma intensa programação, incluindo a 12ª edição do “Prêmio Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBT+”, que homenageou personalidades de diversas áreas, como a presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, e o ex-presidente da Embasa, Rogério Cedraz.
Para Simone Santos, diretora do Sindipetro Bahia e coordenadora do Coletivo LGBTQIAPN+, o Desfile do Orgulho LGBT é um ato político importante de afirmação. “A participação do sindicato no desfile é uma demonstração do quanto a entidade está disposta a fortalecer a luta pelos direitos da diversidade em seus vários aspectos, para que a categoria, sem distinção, tenha plenitude no viver”.
Para a coordenadora do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, o desfile de domingo, com a participação do movimento petroleiro, marca um novo momento na política de diversidade já existente no sindicato. “Sempre lutamos pelas liberdades individuais, inclusive na orientação sexual. É nossa missão estatutária. Mas faltava projetar nossa posição”, completa.
Elizabete afirma que “a chegada de Simone para o coletivo reforça essa posição para o fortalecimento da comunidade LGBT na categoria petroleira, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas de diversidade nas pautas reivindicatórias”.
O Sindipetro Bahia acompanhará o desfile e estará na concentração às 15h no Farol da Barra.
Apareça