Viva o povo, a soberania nacional e o Dois de Julho – Categoria petroleira mostra unidade na maior festa cívica da Bahia
julho 2, 2019 | Categoria: Notícia
Milhares de pessoas, entre elas, dezenas de petroleiros e petroleiras, lotaram as ruas do Centro Histórico de Salvador, na manhã desta terça-feira, para comemorar o Dois de Julho, maior e mais importante festa cívica da Bahia.
O cortejo, guiado pelos carros da cabocla e do caboclo – figuras que representam a vitória nas guerras da independência e o surgimento da nova nação -, saiu da Lapinha, por volta das 8h50, em direção à Praça Municipal.
Atrás dos carros uma multidão de todas as cores e credos, dividida em grupos e organizações dava o seu recado. O Dois de Julho é uma festa com forte apelo popular e político, oportunidade ideal para quem quer denunciar, protestar, ver e ser visto.
Um grupo de jovens segurava uma faixa com os dizeres “Não há independência com tanta desigualdade”. Também não há independência sem soberania nacional e sem recursos naturais como a água e o petróleo, denunciaram os petroleiros.
Diretores e diretoras do Sindipetro, da Astape, Ambep, Aepet, Abraspet, e Cepe´s, que formam o Fórum em Defesa da Petrobras na Bahia, além de trabalhadores da base, fizeram bonito durante o cortejo, demonstrando a unidade e a força da categoria petroleira, dando visibilidade à campanha “Privatizar faz mal ao Brasil”.
Estavam todos lá com um propósito: continuar lutando pela independência do Brasil, o que significa lutar por nossas riquezas naturais, lutar pela soberania nacional e para que a Petrobrás continue a servir ao povo brasileiro e não aos interesses de países, como os EUA, que querem ter o controle das reservas de petróleo e gás do mundo.
“Temos que aproveitar todas as oportunidades para denunciar para a sociedade o que está acontecendo com a Petrobrás, principalmente na Bahia, onde suas unidades estão sendo vendidas e a estatal está caminhando a passos largos para a privatização” ressaltou o coordenador do Sindipetro, Jairo Batista.
Os petroleiros também protestaram contra a perda de direitos e a política do preço de combustíveis da Petrobrás, que está desequilibrando as finanças dos consumidores brasileiros, que estão pagando preços altíssimos do diesel, gasolina e gás de cozinha.
O tema da festa, “Patrimônio do Povo” foi bastante inspirador, remetendo à importância da união do povo – classe trabalhadora, movimentos sociais e sociedade organizada – para que possamos resgatar a nossa nacionalidade, que foi forjada em 1823 com sangue, luta, heróis e mártires, a exemplo de Maria Quitéria, Joana Angélica, Maria Felipa, o Corneteiro Lopes e muitos escravos e índios, que expulsaram as tropas portuguesas de Salvador, consolidando a independência do Brasil.
“Com tiranos não combinam brasileiros corações”
Trecho do Hino ao Dois de Julho
Fonte – Sindipetro Bahia
Tag: Dois de Julho, sindipetro bahia, soberania nacional