Vigília petroleira é recebida por associações comunitárias e parlamentares na cidade de Alagoinhas
agosto 14, 2020 | Categoria: Notícia
Localizado no agreste baiano, o município de Alagoinhas, distante 108 km de Salvador, recebeu na manhã dessa sexta (14), a vigília itinerante em defesa da Petrobrás e da Bahia. Por volta das 7h, foi realizado um ato em frente à unidade de exploração e produção de petróleo de Buracica, pertencente à UO-BA da Petrobrás.
Em seguida, os diretores do Sindipetro Bahia, embarcaram novamente no ônibus com o adesivo da campanha e se dirigiram ao centro da cidade de Alagoinhas, onde realizaram outro manifesto em frente à Câmara de Vereadores, contando com a participação de lideranças sindicais, comunitárias e políticas locais e também com a população que já entendeu a importância da Petrobrás para o desenvolvimento econômico e social do município. Participaram da mobilização representantes das associações de desempregados, Atedea, Atmam, além do vereador Thor de Ninha (PT).
Descoberto no final da década de 1950, o Campo de Buracica, é um dos maiores produtores de petróleo da Bahia e atualmente emprega cerca de 200 trabalhadores entre diretos e indiretos. Diferente dos outros campos da Petrobrás, Buracica tem forte presença de moradores nas suas imediações, uma população carente que depende dos investimentos e da permanência da estatal na região.
A descoberta de petróleo no munícipio de Alagoinhas foi o começo de uma história de melhorias nas áreas social e econômica, colhidos pela população a partir da instalação da Petrobrás na cidade. A estatal auxiliou no desenvolvimento do município que cresceu através da arrecadação de impostos, ISS e royalties, gerados pela Petrobrás e se beneficiou com projetos sociais desenvolvidos para crianças de diversas idades, entre outros.
Ao final das mobilizações foram distribuídas máscaras e álcool em gel para as comunidades carentes. Na sua reta final, a vigília chega à cidade de Entre Rios, na segunda-feira (17).
Assista ao vídeo gravado pelo vereador Thor de Ninha e os representantes das associações de desempregados, Atedea e Atmam, e veja o que eles têm a dizer sobre a importância da permanência da Petrobrás na Bahia.
Veja abaixo o calendário da vigília:
31 de julho (sexta) – Salvador – Torre Pituba
3 de agosto (segunda) – Itabuna – Osub
4 de agosto (terça) – Jequié – Transpetro
5 de agosto (quarta) – Candeias – OP-Can e Petrobrás Biodiesel
6 de agosto (quinta) – São Francisco do Conde – Rlam
7 de agosto (sexta) – Madre de Deus -Temadre
10 de agosto (segunda) – São Sebastião do Passé – Taquipe
11 de agosto (terça) – Catu – Santiago
12 de agosto (quarta) – Mata de São João
13 de agosto (quinta) – Camaçari – Fafen
14 de agosto (sexta) – Alagoinhas – Buracica
17 de agosto (segunda) – Entre Rios – Bálsamo
18 de agosto (terça) – Araças – Unidade de Araças
19 de agosto (quarta) – São Francisco do Conde – Refinaria Landulpho Alves (Rlam).
Fonte- Sindipetro Bahia com foto de Wandaick Costa
Tag: Alagoinhas, Buracica, petrobras, Vigília Petroleira