Vigília petroleira chega à cidade de São Sebastião do Passé e realiza ato na unidade de Taquipe
agosto 10, 2020 | Categoria: Notícia
{Da imprensa do Sindipetro Bahia}
São sete dias com o pé na estrada. São sete dias levantando e dando visibilidade à bandeira da luta em defesa da Petrobrás e da Bahia. Assim, dia após dia, a vigília itinerante, organizada pelo Sindipetro Bahia vem alcançando o seu objetivo de alertar à sociedade o que significa a privatização da Petrobrás para os municípios da Bahia e o seu povo.
A população já começou a entender que sem a Petrobrás, milhares de pais e mães de família poderão perder seus empregos. E as cidades, situadas no entorno da estatal, ficarão mais pobres, pois recolherão menos impostos.
Na cidade de São Sebastião do Passé, onde a vigília petroleira desembarcou na segunda-feira (10), muita gente já despertou para esse grande problema, consequência da privatização da Petrobrás, que vem acontecendo através do desmonte da empresa no Nordeste, venda e fechamento de diversas unidades da estatal.
Em São Sebastião do Passé, situada no recôncavo baiano e distante 58 km de Salvador, está localizada uma das mais antigas e importantes unidades de exploração de petróleo da Petrobrás: a unidade de Taquipe, que pertence à UO-BA (Unidade Operacional da Bahia).
Em Taquipe, a maior área operacional de exploração e sondagem da UO-BA, trabalham cerca de 500 funcionários diretos (grande parte atuando através do regime de home-office por conta da pandemia da Covid-19) e aproximadamente mil trabalhadores terceirizados. Muitos deles moram em São Sebastião, principalmente os terceirizados, que serão os primeiros a perder seus empregos, caso a unidade seja vendida.
A Petrobrás tem um peso enorme para esse munícipio e seus habitantes. O pagamento de ISS, ICMS e royalties, feito pela estatal, representa quase a metade de toda a arrecadação anual de São Sebastião.
Foi no recôncavo baiano que a empresa deu inicio à sua exploração e produção do petróleo na chamada RPBA (Região de Produção de Petróleo da Bahia) hoje denominada UO-BA (Unidade Operacional da Bahia). Tendo como ponto de partida a produção da UO-BA, onde a unidade de Taquipe está inserida, nasceu uma grande indústria ancorada na produção do petróleo e seus derivados explorados nos campos terrestres da Petrobrás, que proporcionou o crescimento industrial e comercial da Bahia e de outros estados do Nordeste.
Assista ao vídeo que os diretores do Sindipetro, Elisabete Sacramento e João Marcos gravaram na unidade de Taquipe.
Veja abaixo o calendário da vigília:
31 de julho (sexta) – Salvador – Torre Pituba
3 de agosto (segunda) – Itabuna – Osub
4 de agosto (terça) – Jequié – Transpetro
5 de agosto (quarta) – Candeias – OP-Can e Petrobrás Biodiesel
6 de agosto (quinta) – São Francisco do Conde – Rlam
7 de agosto (sexta) – Madre de Deus -Temadre
10 de agosto (segunda) – São Sebastião do Passé – Taquipe
11 de agosto (terça) – Catu – Santiago
12 de agosto (quarta) – Mata de São João
13 de agosto (quinta) – Camaçari – Fafen
14 de agosto (sexta) – Alagoinhas – Buracica
17 de agosto (segunda) – Entre Rios – Bálsamo
18 de agosto (terça) – Araças – Unidade de Araças
19 de agosto (quarta) – São Francisco do Conde – Refinaria Landulpho Alves (Rlam).