Vigília itinerante chega ao Terminal de Madre de Deus da Transpetro
agosto 7, 2020 | Categoria: Notícia
{Da imprensa do Sindipetro Bahia}
A vigília itinerante em defesa da Petrobrás e da Bahia chega ao sexto dia, realizando mais um ato. Dessa vez em frente ao Temadre, terminal da Transpetro, localizado na Cidade de Madre de Deus.
O terminal aquaviário é o principal ponto de escoamento da produção da Refinaria Landulpho Alves, cujos derivados abastecem as regiões Norte e Nordeste.
O Temadre tem hoje cerca de 380 trabalhadores entre diretos e terceirizados e é muito importante para a cidade de Madre de Deus, que fica a cerca de 65 km de Salvador. Localizada em uma ilha, na Baía de Todos os Santos, Madre de Deus começou a ter acesso mais fácil a outros municípios, após a construção de uma ponte, no final dos anos de 1950, com a criação do Temadre. O terminal proporcionou crescimento para a cidade, que atraiu investimentos, obtendo ganhos e aumentando consideravelmente seu orçamento através da renda per capta por habitante.
Mas apesar de todos os cuidados da Petrobrás com uma gestão cuidadosa de proteção ao meio ambiente, a ilha e seus moradores já foram vitimas de alguns acidentes ecológicos provenientes de derramamento de petróleo.
O agravamento da questão ambiental – além da diminuição da arrecadação de impostos e geração de empregos -, é uma das grandes preocupações com o que pode vir a acontecer se a venda da Transpetro e seus terminais for concretizada.
“A vigília itinerante é mais uma das inúmeras ações que estamos realizando para evitar que a atual gestão da estatal, que segue a política entreguista do governo Bolsonaro, consiga vender a Transpetro, essa estratégica e importante subsidiária” , afirmou o coordenador do Sindipetro, Jairo Batista, em ato, em frente ao terminal.
O vereador de Madre de Deus, Val Peças (PSB) que também participou da mobilização, afirmou ser contra a privatização da Petrobrás, ressaltando a importância do Temadre para a cidade de Madre de Deus e as vantagens de que ele permaneça sob a administração da estatal.
Representantes de outros sindicatos, entre eles o Sitticcan, também estiveram presentes ao ato em frente ao Temadre.
Os diretores do Sindipetro, Elizabete Sacramento, Jorge Braga e Radiovaldo Costa (licenciado) destacaram que a vigília e as mobilizações estão sendo realizadas cumprindo todas as regras estipuladas pela OMS para a prevenção da Covid-19. Como forma de contribuir para essa prevenção, o Sindipetro distribuiu máscaras e álcool em gel para comunidades carentes de Madre de Deus.
Transpetro
A logística de transporte e a operação de terminais, oleodutos e gasodutos são os principais negócios da Transpetro que, na Bahia, opera quatro terminais marítimos e terrestres, localizados nas cidades de Candeias, Itabuna, Jequié e Madre de Deus, além de 669 km de dutos que integram a rede da refinaria, incluindo oleodutos que ligam a RLAM ao Terminal Madre de Deus, ao Complexo Petroquímico de Camaçari e aos Terminais de Jequié e Itabuna.
Nacionalmente, a Transpetro opera 47 terminais, garantindo a movimentação de produtos entre regiões produtoras de petróleo, refinarias e bases de processamento e de distribuição.
Veja abaixo o calendário da vigília:
31 de julho (sexta) – Salvador – Torre Pituba
3 de agosto (segunda) – Itabuna – Osub
4 de agosto (terça) – Jequié – Transpetro
5 de agosto (quarta) – Candeias – OP-Can e Petrobrás Biodiesel
6 de agosto (quinta) – São Francisco do Conde – Rlam
7 de agosto (sexta) – Madre de Deus -Temadre
10 de agosto (segunda) – São Sebastião do Passé – Taquipe
11 de agosto (terça) – Catu – Santiago
12 de agosto (quarta) – Mata de São João
13 de agosto (quinta) – Camaçari – Fafen
14 de agosto (sexta) – Alagoinhas – Buracica
17 de agosto (segunda) – Entre Rios – Bálsamo
18 de agosto (terça) – Araças – Unidade de Araças
19 de agosto (quarta) – São Francisco do Conde – Refinaria Landulpho Alves (Rlam).
Assista ao vídeo gravado em frente ao Temadre: