Trabalhadores do setor privado de petróleo devem se filiar ao Sindipetro Bahia para se fortalecerem e garantirem seus direitos
janeiro 7, 2021 | Categoria: Notícia
O setor petróleo está vivendo um momento complicado principalmente no Brasil onde o projeto do governo Bolsonaro/Guedes de desmonte e privatização do Sistema Petrobrás está retirando direitos dos trabalhadores e provocando demissões tanto no setor público como no setor privado.
No caso do setor privado, a situação é ainda mais complicada, pois com a venda das unidades da Petrobrás muitos serão demitidos e poucos serão recontratados pelas novas empresas privadas que estão comprando os campos terrestres de petróleo e gás da estatal.
Diante dessa conjuntura totalmente adversa, os trabalhadores precisam se fortalecer através da sindicalização para também fortalecer o sindicato que os representa, ou seja, o Sindipetro Bahia e suas bandeiras de luta, entre elas, a luta pela manutenção e geração de empregos no setor privado de petróleo.
É importante ressaltar que o sindicato é, antes de tudo, um instrumento de luta para defender os direitos e ir contra os ataques ( que são muitos) que a categoria sofre, não só das empresas em que trabalha como também do atual governo federal, o governo de Bolsonaro e Guedes. .
O Sindipetro Bahia é um dos maiores e mais combativos sindicatos do Norte e Nordeste e tem um setor específico dedicado aos trabalhadores do setor privado do petróleo.
Convidamos todos e todas que ainda não sejam filiados (as) ao Sindipetro para que façam sua filiação. O sindicato tem sede em Salvador, localizada no bairro de Nazaré. Tem também diversas subsedes em cidades como Alagoinhas, Candeias, São Sebastião do Passé, Catu, Feira de Santana, Candeias, São Francisco do Conde e Pojuca.
O Sindipetro Bahia representa todos os trabalhadores e trabalhadoras da indústria do petróleo na Bahia, sejam eles de operadoras de petróleo privadas, prestadoras de serviço da Petrobras ou das empresas do setor privado e oferece diversos serviços aos seus associados a exemplo de assessoria jurídica individual ou coletiva nas áreas trabalhista, previdenciária, cível e criminal. Além de descontos, através de convênios, em escolas, faculdades, óticas e clínicas médicas.
Como se filar
Para se filiar, basta entrar no site da entidade sindical (www.sindipetroba.org.br) e clicar no botão filie-se que fica na parte superior do site, do lado direito. Lá você vai encontrar as fichas de filiação para quem é setor privado, da ativa ou aposentado. Baixe a ficha, preencha, assine, digitalize o documento usando um scanner e envie para o e-mail [email protected]. Você também pode preencher a ficha e entregar a um diretor do Sindipetro. Após a filiação, será descontado na folha de pagamento do associado o valor referente a 1% sobre a remuneração (salário base+adicionais+horas extras) em favor do Sindipetro Bahia.
A filiação é muito importante para os petroleiros e petroleiras, pois há muitas vantagens em ser filiado ao sindicato da sua categoria, inclusive porque há um entendimento jurídico de que, em determinadas ações judiciais, um sindicato só pode representar na justiça os seus associados. O Sindipetro, como sempre fez, tem tentado representar toda a categoria, mas tem ficado cada vez mais difícil, pois a própria justiça não permite, como foi o caso da ação pela correção do FGTS, onde o Sindipetro só pôde representar seus associados.
Filie-se. Fortaleça a sua categoria, se fortaleça e fortaleça o seu sindicato. Dê ideias, critique, cobre. Venha construir com a gente.
Fonte- Sindipetro Bahia
Tags: direitos, Filiação, filie-se, garantias, setor privado, Trabalhadores