SRT estipula prazos para que Acelen apresente projeto de cumprimento de normas de prevenção a exposição ao benzeno
maio 14, 2024 | Categoria: Notícia
O Sindipetro Bahia participou de mais uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho para acompanhar as demandas provenientes do pedido de prazo superior a 120 dias feito pela Acelen para apresentar um projeto de cumprimento de exigências de melhorias em algumas unidades da Refinaria de Mataripe, classificadas no Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno.
Além do Sindipetro, estiveram presentes Auditores Fiscais do Trabalho e representantes do Siticcan e da Acelen. Esta é a terceira reunião realizada para tratar sobre o assunto, que entrou em pauta após fiscalização feita pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT), em 2022, na refinaria, devido ao protocolo feito pela Acelen em relação ao uso do benzeno. Na fiscalização, a SRT, apontou a necessidade de adequações no sistema de drenagem fechada nas Unidades U-7/7A, U-32, U-39, U-46, U-69 e laboratório.
Foi detectada também a necessidade de substituição de alguns amostradores para retirada de amostras simples por herméticos na U-35 e U-69. Além da comprovação da substituição de determinadas bombas na U-30, U-32, e U-37.
Ficou acordado que a Acelen fornecerá em agosto de 2024 e janeiro de 2025 relatório dos itens objetos desta medição, detalhado o cumprimento dos prazos e execuções concluídas, para a Inspeção do Trabalho e os sindicatos.
Leia abaixo a ata da reunião com informações detalhadas
ATA SRTE MAIO Tags: Acelen, benzeno, cumprimento, exposição, normas, prazos, Prevenção, projeto, reunião, sindipetro bahia, SRT