SMS do Sindipetro Bahia promove debates para falar sobre a prevenção ao suicídio
outubro 1, 2021 | Categoria: Notícia
Para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Setor de Segurança Meio Ambiente e Saúde (SMS), do Sindipetro Bahia, promoveu uma série de debates com a categoria petroleira chamando a atenção para a importância de se conversar sobre o assunto, que ainda carrega muitos tabus, mas que deve ser discutido como forma de prevenção.
Participaram da ação preventiva organizada pelo Sindipetro, nas portas das empresas, os trabalhadores da Braserv, Alvopetro e PBIO. A psicóloga, Juliete Barreto, falou sobre a prevenção ao suicídio chamando a atenção para o papel fundamental das empresas abordarem tal assunto. A psicóloga informou ainda que “o suicídio não é reconhecido como questão de saúde pública, e por isso, algumas ações preventivas não são adequadas, porque desconsideram a natureza multideterminada do fenômeno e das questões sociais”.
Na ocasião, foi reforçada a importância de que a prevenção, assim como o debate sobre as questões relacionadas ao suicídio, depressão e demais ações de saúde metal, devem ocorrer durante todo o ano, e não apenas em meses temáticos, justamente por abarcarem questões de saúde pública d@s trabalhador@s.
A psicóloga ressaltou o atual cenário político brasileiro, “de retrocessos na Política de Saúde Mental, com a produção da morte pelo sofrimento psíquico atravessado pela necropolítica do governo atual”.
Barreto revelou dados embasados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) mostrando que a cada 45 segundos uma pessoa tenta tirar a própria vida. Trabalhadores e trabalhadoras foram provocados quanto à importância de buscar ajuda técnica e a desconstruir o estigma social, este último sendo possível através de conscientização e campanhas.
Fonte- Imprensa Sindipetro Bahia
Tags: Alvopetro, Braserv, PBIO, Setembro Amarelo