Sindipetro protesta contra decisão autoritária da Petrobras que impediu a participação sindicato na SIPAT
junho 7, 2019 | Categoria: Notícia
O Sindipetro Bahia realizou um ato nesta sexta-feira (07), na Base TAQUIPE, em repúdio a a decisão autoritária da Gerência que proibiu a participação do sindicato na SIPAT. Na ocasião, o assessor jurídico do Sindipetro iria realizar uma palestra sobre a Reforma da Previdência abordando os seus impactos na vida dos trabalhadores. O ato contou com a participação em massa dos trabalhadores da Petrobrás e terceirizados durante toda a manhã.
RELEMBRE O CASO
A gerência da UO-BA impediu o acesso do advogado do Sindipetro Bahia, que havia sido convidado pela própria CIPA da unidade para fazer uma palestra durante a SIPAT do Ativo Sul, que constava, inclusive, da programação oficial da SIPAT.
Até o prefeito de São Sebastião do Passé foi impedido de entrar na empresa. A diretoria do Sindipetro Bahia também não participou.
Tal atitude, sem precedentes na história das CiPAs da Petrobrás, além de ser antissindical, descumpre a Norma Regulamentadora 5 (NR5) e a cláusula 75 do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria, que trata sobre “Realização de Palestras sobre Riscos nos Locais de Trabalho”, onde está determinado que “a Companhia manterá, em articulação com as CIPAs, os Sindicatos e as empresas contratadas, a realização de palestras, cursos, seminários, ao menos duas vezes ao ano…”
A SIPAT, que acontece até sexta-feira (7) também foi prejudicada e, consequentemente, a categoria petroleira que foi privada das informações que seriam dadas durante a palestra do advogado.
A assessoria jurídica do Sindipetro irá protocolar denúncia no Ministério Público do Trabalho por descumprimento da NR5 e do ACT.
Fonte – Sindipetro Bahia