Sindipetro organiza ato ecumênico em memória do piloto morto em acidente na Bahia e pede mais segurança
abril 18, 2022 | Categoria: Notícia
Em memória à vítima do acidente com o helicóptero que transportava trabalhadores da Petrobrás e caiu próximo ao campo de Manati, no baixo sul da Bahia, o Sindipetro organizou um ato ecumênico no Campo de Candeias, na quinta-feira (14).
O ato celebrado pelo Padre José Carlos e o Pastor Tiago corria de forma tranquila com a presença de trabalhadores próprios e terceirizados da Petrobrás, até que a gerência de segurança da UN-BA resolveu chamar a Polícia Militar na tentativa de intimidar e acabar com a manifestação ecumênica.
Os diretores do Sindipetro, Gilson Sampaio, Alexandre Gomes, João Marcos, a diretora Elisabete Sacramento e ainda Ari e vários petroleiros aposentados da base da Catu, que estavam presentes no ato, assim como os trabalhadores, não se deixaram intimidar pela presença da polícia dando continuidade à manifestação que também teve o objetivo de protestar contra a exposição dos trabalhadores ao perigo, uma vez que eles vêm embarcando, de forma corriqueira, em aeronaves que apresentam problemas, como foi o caso do helicóptero que antes de cair já havia apresentado falhas e feito pousos forçados.
Uma placa em homenagem ao piloto que faleceu em consequência do acidente foi instalada na área da UP-GN. O Sindipetro também fez a reinstalação de outra placa em homenagem aos trabalhadores Divaldo, Lima e Nogueira, que morreram em acidente na unidade, em 2002.
O ato foi realizado após um mês do acidente que vitimou o piloto da aeronave e deixou outros 12 trabalhadores feridos. O Sindipetro está participando da comissão que está investigando as causas do acidente e vem alertando que não há condições para novos voos para Manati até que as investigações sejam concluídas.
O piloto, Luiz Augusto Volpiano Pereira, de 58 anos, tinha 25 anos de experiência e segundo reportagens veiculadas na imprensa, já havia relatado à esposa medo de voar por causa de panes frequentes nas aeronaves, que pertencem à empresa Líder.
Veja abaixo vídeo do ato
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia