Sindipetro Bahia inicia assembleias nas bases – indicativo é de rejeição da proposta da Petrobrás
agosto 20, 2019 | Categoria: Notícia
Após intenso debate, o Conselho Deliberativo da FUP, reunido no Rio de Janeiro, na terça-feira, 13/08, indicou a rejeição da proposta da atual gestão da Petrobrás para o Acordo Coletivo de Trabalho.
De 21 a 30 de agosto, o Sindipetro realizará assembleias em todas as unidades do Sistema Petrobrás na Bahia para que os trabalhadores e trabalhadoras do turno e do adm possam deliberar sobre os seguintes indicativos da FUP:
- Manutenção da negociação coletiva sobre os pontos divergentes;
- Prorrogação dos efeitos do atual acordo coletivo de trabalho enquanto durarem as negociações, demonstrando boa fé negocial;
- Rejeição da 3ª contraproposta da Petrobrás;
- Aprovação de greve em data a ser definida pela FUP e seus sindicatos, no caso de ataques ao patrimônio jurídico coletivo da categoria, durante o processo negocial.
A atual gestão da estatal, que acumula ações antissindicais, está jogando sujo com a categoria, tentando intimidar e pressionar os trabalhadores para que votem a favor da proposta, que é altamente prejudicial.
Para isso a empresa está orientando os gerentes, supervisores e o pessoal de nível superior a participarem das assembleias para votar a favor da proposta e também intimidar os trabalhadores para que façam o mesmo.
A pressa e o interesse para que os trabalhadores concordem com a retirada de seus próprios direitos é tanta que a empresa está até liberando o ponto de quem participar das assembleias.
Temos conhecimento de que muitos gerentes e supervisores também estão sendo assediados para que assumam esse papel em defesa de uma proposta que nem eles próprios concordam.
Então, companheiros e companheiras, esse é o cenário imposto, autoritariamente, pela direção da Petrobrás. Com isso, a empresa pretende também enfraquecer a FUP e os Sindipetros e, consequentemente, fragilizar os trabalhadores.
Portanto, é muito importante que todos participem das assembleias e sigam o indicativo da FUP de rejeição da proposta. A unidade vai fortalecer o sindicato e, principalmente, a categoria.
Clique aqui, conheça o calendário das assembleias e participe!
Veja abaixo algumas das propostas indecentes da Petrobrás:
- Reajuste salarial de 1%, bem abaixo da inflação do período
- Fim do intramuros para os trabalhadores do administrativo – 30% do salário
- Fim da PLR – o pagamento de bônus será feito para aqueles escolhidos pela gestão
- Fim do adiantamento do 13º em fevereiro
- Redução do percentual de horas extras – e pago só quando a gestão entender conveniente, além do empregado administrativo não ter o mesmo percentual daquele que trabalha em regime especial.
- Implementação da resolução 23, o que significa perda do direito ao plano de saúde para os novos empregados admitidos e para quem se aposentar.
- Fim da obrigação do pagamento das férias até dois dias antes do seu início
- Trabalhadores que voltarem após doença ocupacional ou acidente não terão mais apoio de adaptação da companhia
- Fim da adesão ao Programa Jovem Universitário
- Fim do auxilio deslocamento para os trabalhadores off-shore
- Fim da homologação de contrato de trabalho no sindicato
- Acordo Coletivo com validade de 1 ano
- Fim da hospedagem e diária para empregados em treinamento na sua lotação
Fonte – Sindipetro Bahia
Tag: 8ª Planafup, ACT 2019, assembleias, sindipetro bahia