Sindipetro convoca categoria para assembleia, na quinta (12), às 19h, no CEPE 2004, para discutir a proposta de regramento da PLR
novembro 6, 2020 | Categoria: Notícia
A diretoria do Sindipetro Bahia convoca a categoria petroleira para participar de uma assembleia, no dia 12/11 (quinta-feira), no CEPE 2004, às 19h, em primeira convocação e às 19h30, em segunda e última. O assunto em pauta será a apreciação e deliberação sobre a proposta de regramento da PLR 2021 apresentada pela Petrobrás e o indicativo da FUP de rejeição dessa proposta. Após avaliar a proposta da Petrobrás, o Conselho Deliberativo da FUP chegou à conclusão que há necessidade de buscar um modelo de regramento mais equânime e que atenda a todos os trabalhadores do Sistema, independente da função que ocupe e da empresa em que atue.
A empresa afirmou, desde o início das negociações, que o regramento não seria o mesmo para todo o Sistema, o que foi refutado pelas representações sindicais.
No Grupo de Trabalho que discute o regramento com a Petrobrás e as Subsidiárias, a FUP e seus sindicatos filiados deixaram claro que os indicadores têm que refletir todas as áreas da empresa, pois os resultados são construídos coletivamente pelos petroleiros e petroleiras. Da mesma forma, o lucro obtido deve ser repartido entre todos os trabalhadores, da forma mais igualitária possível. Daí a importância da PLR ter um piso.
Outro ponto que a FUP reforçou no GT foi que não pode haver redução de PLR por perseguições políticas e que o texto de penalidades deve deixar explícito que conflito de interesses é o que está previsto na lei, para que não haja distorção do conceito. Além disso, os petroleiros querem que a empresa volte a fazer o adiantamento da PLR no início do ano, como sempre foi praticado, e que o acordo do regramento tenha validade por dois anos, dando uma estabilidade para todos, assim como conquistamos no ACT.
Nessa assembleia, também será objeto de apreciação e deliberação a proposta de minuta apresentada pela Petrobrás para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), especifica para tratar da tabela de turno, com autorização ao Sindicato para assinatura em caso de aprovação.
Outro ponto de pauta é a apreciação e deliberação sobre o desconto assistencial de 2% (dois por cento) sobre o salário líquido para custear uma campanha nacional unificada de mídia contra a privatização das empresas públicas e em defesa dos serviços públicos, sendo 1,0% (um por cento) repassado para o Sindipetro Bahia e 1,0% (um por cento) para a FUP, a ser descontado em folha de pagamento de todos os empregados do Sistema Petrobras durante os próximos quatro meses, com direito de oposição.
Clique aqui para ler o Edital de Convocação da AGE
Fonte – Sindipetro Bahia (com informações da FUP)
Tags: AGE, campanha unificada em defesa das estatais, PLR, sindipetro bahia, tabela de turno