Sindipetro chama atenção da direção da Cerb na retomada das atividades em relação aos cuidados com a COVID-19
janeiro 27, 2022 | Categoria: Notícia
Sindipetro Bahia chama a atenção da Cerb, órgão do Governo do Estado, sobre os cuidados na retomada das atividades dos trabalhadores efetivos e contratados na perfuração de poços de água em toda Bahia, com relação a nova onda da COVID-19, além do surto de gripe.
Os trabalhadores contratados da Elfe, juntamente com os trabalhadores efetivos da Cerb, são alojados em containers, onde até 6 deles dormem juntos, gerando riscos de contaminação entre eles, podendo prejudicar toda a equipe. O espaço dos containers é apertado, completamente fechado e não tem como manter um distanciamento seguro.
O Sindipetro alerta dos riscos de contaminação para os trabalhadores terceirizados e próprios da Cerb, bem como da necessidade da empresa se readequar tomando medidas mais seguras para todos.
O ideal é que todos os trabalhadores, inclusive os efetivos, sejam colocados em hotéis, pois é um momento que exige da Cerb uma postura preventiva, cautelosa com a saúde de todos. Além disso, a Cerb precisa realizar testes em todos os trabalhadores antes de embarcarem, para identificar os que por ventura possam estar contaminados.
É extremamente importante realizar também a total higienização do ambiente de trabalho, a disponibilização de máscara adequada (N95), álcool em gel, levantamento das condições de saúde dos trabalhadores e afastar os que são grupo de risco para executar seu trabalhado em home office, tanto próprios quanto terceirizados. Além disso, fazer uma verificação da carteira de vacinação de todos os trabalhadores e não permitir que os não vacinados possam executar a jornada de trabalho.
O Sindipetro chama a atenção dos riscos e da necessidade das adoções de medidas rigorosas para os trabalhadores que irão iniciar trabalho essa semana. O diretor de comunicação, Radiovaldo Costa, afirma que o sindicato continuará comprometido com os trabalhadores e trabalhadoras do setor privado e terceirizados, e estará sempre buscando melhores condições de trabalho para todos.
Desse modo, o Sindipetro Bahia entende a importante atividade desenvolvida pela Cerb, que garante o abastecimento de água para a população baiana, mas nesse momento, o mais importante é a saúde e a vida dos seus trabalhadores, sendo assim, a postura a ser adotada pela empresa deve estar em sintonia com aquilo que o Governador Rui Costa vem defendendo: a saúde e a vida de todos os baianos.
Fonte: Imprensa Sindipetro Bahia