Sindipetro Bahia solicita à Petros suspensão do pagamento de empréstimos até dezembro de 2020
maio 13, 2020 | Categoria: Notícia
A direção do Sindipetro Bahia enviou oficio à direção da Petros solicitando à Fundação que dê a opção aos aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa, que fazem parte dos planos Petros I e Petros II, de suspender, até dezembro de 2020, o pagamento das parcelas de empréstimos efetuados junto à Petros.
Como justifica o Sindipetro argumentou sobre a atual situação do Brasil que sofre com a crise sanitária e social devido à pandemia da covid-19, que também agravou a crise econômica pela qual o país já passava. Por conta da pandemia muitos petroleiros e petroleiras – aposentados e ativos – passaram a assumir custos extras, vários estão ajudando filhos e parentes que ficaram desempregados. A própria Petrobrás impôs redução de renda aos trabalhadores como a retirada dos adicionais de turno e sobreaviso, suspensão de pagamento de horas extras, parcela extra de AMS e até de salário (essa última modalidade de redução terá de ser revista pela Petrobrás, após conquista de liminar pelo Sindipetro).
No caso dos assistidos e participantes do Petros I ainda há o agravante do atraso da implantação do novo plano Petros para o equacionamento – que vai reduzir o valor das parcelas pagas a título de equacionamento – prevista para abril mas que só acontecerá no mês de junho.
Diante de tantas adversidades nada mais justo do que a Petros percebendo esse momento de dificuldade atenda a solicitação do Sindipetro e de toda a categoria petroleira (ativos e aposentados), em nível nacional, e suspenda o pagamento dos empréstimos, dando a possibilidade para que o pagamento seja retomado em janeiro de 2021.
A direção do Sindipetro solicitou também aos conselheiros deliberativos eleitos Norton Almeida e André Araújo que analisassem o pleito da categoria e se entenderem que ele não representa impacto negativo nos planos Petros que defendam a implementação dessa medida junto à direção da Petros.
Clique aqui para ver o ofício enviado pelo Sindipetro à Petros
Fonte- Sindipetro Bahia
Tags: empréstimos, pandemia, Petros, sindipetro bahia