Sindipetro Bahia se solidariza com a luta dos trabalhadores em água e saneamento
maio 21, 2019 | Categoria: Notícia
O Sindipetro Bahia parabeniza os trabalhadores das empresas de água e saneamento, a exemplo da Embasa e Embrapa, assim como o Sindae e todos os representantes de movimentos sociais, deputados federais e estaduais que compareceram na tarde da segunda-feira, 20/05, no seminário sobre os impactos da Medida Provisória (MP) 868/2018, que trata do Marco Legal do Saneamento no país.
O evento, proposto pelo deputado federal Joseildo Ramos, aconteceu no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia, que ficou lotado.
A MP 868/2018, que tem previsão para ser votada na Câmara dos Deputados nesta semana, propõe que a regulamentação de águas e esgotos, que hoje é atribuição dos municípios, se torne responsabilidade do governo federal, através da agência reguladora ( Agência Nacional de Águas (ANA) ), que ficaria responsável pela fixação das tarifas cobradas. Os contratos de saneamento passariam a ser feitos através de licitações, facilitando a criação de parcerias público-privadas.
Na prática, a medida abre caminho para a privatização do setor, ou seja, a privatização da água, um elemento essencial para a preservação da vida de todas as espécies.
“Seguindo a importância da água para o planeta e a soberania nacional, podemos citar o petróleo. São bens preciosos, que em hipótese alguma, podem estar nas mãos de empresas privadas nacionais e multinacionais, que só visam o lucro” afirmou o diretor do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, que representou a entidade sindical, no seminário na ALBA. “A luta contra a privatização da Embasa, Embrapa e as companhias de água e saneamento faz parte da mesma luta contra a privatização da Petrobrás. Estamos juntos”.
Fonte – Sindipetro bahia
Tag: Embasa, Embrapa, Sindae, sindipetro bahia