Sindipetro Bahia realiza setoriais virtuais com a categoria para discutir a contraproposta da Petrobrás para o ACT
julho 31, 2020 | Categoria: Notícia
Com o objetivo de avaliar o processo de negociação em curso e debater sobre a contraproposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) apresentada pela direção da Petrobrás, a diretoria do Sindipetro Bahia convoca os trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás e da Transpetro, assim como os (as) aposentados(as) para participar de duas reuniões setoriais que acontecem nesse sábado (1), das 10h às 12h e na próxima terça-feira (4), das 19h às 21h. Além da diretoria do sindicato, a reunião vai contar com a presença do Coordenador Geral da FUP, Deyvid Bacelar.
As setoriais serão realizadas através do aplicativo Google Meet e são abertas à toda categoria. O link para ter acesso à reunião será enviado através das listas de mensagens do WhatsApp do Sindipetro e dos diretores da entidade sindical. É só clicar no link para participar.
Mas quem não tem o aplicativo em seu celular ou computador deve baixar antes. O aplicativo é gratuito e fácil de instalar. Se o seu celular for android, baixe pelo Play Store. Se for da apple, o aplicativo deve ser baixado através do Apple Store.
A participação de todos e todas é muito importante, pois precisamos de muita união nesse momento para enfrentar a direção da Petrobrás que apresentou uma contraproposta de ACT que é um acinte à categoria, com reajuste zero e redução de direitos. Veja abaixo:
> 0% de reajuste no salário e em todos os benefícios
> Fim do adicional de campo terrestre
> Retirada da HE dos feriados trabalhados no turno (dobradinha) no Carnaval, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro e 15 de novembro
> Redução da HE troca de turno para 50%
> Estabilidade de emprego: empresa rejeita pactuar no ACT o acordo que já firmou com o MPT, que proíbe demissão coletiva por 5 anos sem discussão prévia com os sindicatos. Também se nega a negociar estabilidade perto da aposentadoria.
> AMS: reajuste do grande risco em até 1422% (média de reajuste em 143%); acaba com a autogestão; aumenta a relação de custeio (60 empresa x 40 trabalhadores/hoje é 70×30); mantém a caixa preta da AMS, sem auditoria independente; mantém o pagamento por boleto.
> Teletrabalho: se recusa a negociar o regramento no ACT. Propõe reunião específica, sem deixar claro que será uma reunião informativa ou negociação.
> Fundo garantidor: se recusa a discutir garantias para os trabalhadores terceirizados
> Acaba com o abono de faltas justificadas pelo acompanhamento de dependentes a consultas médicas e a exames
Fonte – Sindipetro Bahia