Sindipetro Bahia realiza ação do preço justo do gás no bairro da Federação, em Salvador
março 24, 2022 | Categoria: Notícia
A entidade vai disponibilizar o botijão de gás por R$ 50,00 para famílias carentes que foram pré-cadastradas
Durante a ação do preço justo, que acontece no bairro da Federação, nesta sexta-feira (25), às 13h, na Rua Miguel Lemos, 97, no Largo do Binóculo, o botijão de gás será disponibilizado pelo valor de R$ 50,00, para famílias carentes que estão tendo dificuldade de comprar o botijão, e que já foram pré-cadastradas pela associação de moradores do bairro. O restante do valor do botijão será subsidiado pela entidade sindical.
Há cerca de três anos, o Sindipetro Bahia, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e outros sindicatos de petroleiros filiados à Federação, vêm realizando a ação do preço justo (gás e gasolina), beneficiando milhares de pessoas em todo o país.
O objetivo das entidades sindicais é pautar a discussão sobre a necessidade urgente de mudar a política de preços adotada pela atual gestão da Petrobrás e agora, pela Acelen, empresa criada pelo grupo árabe Mubadala para administrar a Refinaria Landulpho Alves, após a privatização.
As duas empresas adotam o PPI – Política de Paridade de Importação – que atrela os preços dos derivados de petróleo no país ao dólar e ao valor do barril no mercado internacional. Por isso, alerta o Sindipetro, “desde o governo Temer, quando o PPI começou a ser adotado na Petrobras, os preços do gás de cozinha, gasolina e diesel, vêm disparando no Brasil, pois a estatal produz em real, mas vende para a população pelo valor do dólar, garantindo lucros exorbitantes para os acionistas às custas do sofrimento da população brasileira”.
Na Bahia, a situação é ainda pior devido à privatização da RLAM que criou no estado um monopólio regional privado de petróleo, em que a Acelen, sem concorrentes, vem praticando preços ainda mais abusivos do que os da Petrobras.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia