Sindipetro Bahia participa de marcha por igualdade de direitos e fim da violência contra a mulher
março 9, 2020 | Categoria: Notícia
A força e a representatividade feminina tomaram conta das ruas da Barra no domingo, 8 de março, quando milhares de mulheres protestaram por igualdade de direitos, contra o feminicídio, a violência contra a mulher, o machismo e a misoginia.
No Dia Internacional da Mulher, elas deram visibilidade às lutas históricas e diárias que fazem parte do cotidiano da maioria delas. Havia sindicalistas, professoras, estudantes, profissionais liberais, donas de casa, feministas representantes de movimentos sociais e da juventude e muitos homens. O Coletivo de Mulheres Petroleiras do Sindipetro Bahia também estava lá, representando por diretoras do sindicato e algumas petroleiras da base. Carregando faixas, pirulitos e cartazes, elas deram o recado, reivindicando o fim da violência de gênero e do sexismo, entre outras pautas.
A chuva não espantou as manifestantes que participaram da marcha em uma demonstração de união, comemorando os avanços e deixando claro que ainda há muita luta a ser travada pela igualdade de gênero.
A manifestação, que também foi em defesa da democracia, cobrou o esclarecimento do assassinato da vereadora Marielle Franco. Nos cartazes, as mulheres perguntavam: “Quem matou Marielle?”. Ao final da marcha, a certeza do dever cumprido e da necessidade da continuidade da luta. “Nem uma a menos”, afirmaram.
Tags: ato, Coletivo de Mulheres Petroleiras, dia da mulher, direitos das mulheres, manifestação, mulheres petroleiras