Sindipetro Bahia participa de ato que acontece em todo o Brasil em defesa da Fafen Araucária
janeiro 17, 2020 | Categoria: Notícia
Em protesto contra a demissão de quase mil trabalhadores da Petrobras que foram demitidos, sendo 396 petroleiros concursados da Fafen Araucária, diversos sindicatos realizaram um ato em conjunto. Em Salvador, o Sindipetro Bahia promoveu uma manifestação nesta sexta-feira (17), às 6h30, em frente ao prédio Torre Pituba, aonde também foi denunciada a decisão arbitrária de demissão de uma petroleira lotada no Torre Pituba, descumprindo totalmente o acordo coletivo vigente, além da própria legislação que trata das questões ligadas a saúde do trabalhador.
“Nós temos a clareza de que qualquer demissão é absurda, principalmente quando há o nosso acordo coletivo que impede qualquer demissão em massa e a Petrobras desconsidera esse acordo e a pratica”, explica o coordenador geral do Sindipetro Bahia, Jairo Batista.
O diretor do Sindipetro Bahia, Leonardo Urpia, denunciou o comportamento da Petrobras na Bahia e disse que a estatal vem realizando demissões que não são por justa causa.
“Esta semana mais uma trabalhadora que estava retornando de tratamento médico, depois de um processo de depressão, que estava sendo acompanhada pelo setor médico da empresa, foi informada do seu processo de demissão”, afirma.
O diretor do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, disse que os petroleiros estão se preparando para uma greve nacional.
“A categoria petroleira não vai aceitar esses ataques da direção da Petrobras e nós iremos construir como resposta em relação a esse comportamento da Petrobras, uma greve nacional será construída por todas as entidas sindicais”.
Confira os locais do Ato Nacional contra as Demissões em Massa na FAFEN-PR
PR/SC e PR: FAFEN-PR, REPAR e SIX
RS: REFAP
SP: REPLAN e RECAP
MG: REGAP
CX: REDUC
NF: Aeroporto do Farol (Campos)
ES: TAVIT – Terminal da Transpetro em Vitória
BA: EDIBA (Edifício Torre Pituba)
PE/PB: Refinaria Abreu e Lima e Terminal da Transpetro Suape.
RN: Pólo Guamaré
CE/PI: LUBNOR
AM: REMAN