Sindipetro Bahia participa de ato em apoio à greve dos trabalhadores dos Correios
setembro 11, 2020 | Categoria: Notícia
Em greve há 24 dias, trabalhadores e trabalhadoras dos Correios realizaram um ato nacional na manhã dessa sexta-feira (11). Em Salvador, a categoria realizou uma caminhada, saindo da Praça do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves.
Com cartazes e faixas, mas utilizando máscaras e mantendo o distanciamento devido à pandemia da Covid-19, a categoria denunciou o sucateamento dos Correios com o fechamento de milhares de agências – cerca de 1.200 foram fechadas no Brasil e mais de 50 na Bahia.
Outras categorias como a dos petroleiros, solidários aos trabalhadores dos Correios, participaram da mobilização dessa sexta. O Coordenador Geral do Sindipetro Bahia, Jairo Batista, os diretores João Marcos e Jailton Andrade, assim como o vice-presidente da CUT Bahia, que também é diretor do Sindipetro, Leonardo Urpia, estavam lá dando a sua contribuição e apoiando a luta dos trabalhadores dos Correios e contra a privatização das estatais.
A adesão à greve é de 100% da categoria que defende seus direitos conquistados com muita luta ao longo de anos. De acordo com os grevistas a atual gestão dos Correios quer retirar 70 das 76 cláusulas existentes hoje no Acordo Coletivo de Trabalho.
“A nossa luta não é só por nossos direitos, mas também pelo povo brasileiro. Pelo direito da população ter acesso as agências de Correios, inclusive no interior do estado – hoje já é preciso andar muito para encontrar uma agência dos Correios. E também contra a privatização dos Correios e pelo direito à inviolabilidade postal e ao sigilo das correspondências” explicam.
Os manifestantes fizeram o enterro simbólico do presidente Bolsonaro e do presidente dos Correios, o marechal Floriano Peixoto, em protesto contra o desmonte que vem sendo realizado pelo governo federal na empresa, que até 2018 ainda era vista pelos consumidores como uma das empresas mais lembradas na categoria “Empresa Pública Eficiente”, do prêmio Top Of Mind- Rio Grande do Sul.
O ato mostra a força da categoria antes da reunião de conciliação entre os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentect-CUT), marcada para as 15h, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Fonte – Sindipetro Bahia
Tag: ato, Correios, greve, privatização, sindipetro bahia, TST