Sindipetro Bahia lamenta a morte da médica e pesquisadora Margarida Barreto
março 3, 2022 | Categoria: Notícia
O Sindipetro Bahia lamenta profundamente o falecimento da médica, professora e pesquisadora, Margarida Maria Silveira Barreto, que ocorreu nesta quinta-feira (3).
Pioneira nos estudos sobre assédio moral e sexual no país, Margarida Barreto já participou de um importante seminário promovido pelo Sindipetro Bahia, em Salvador, onde chamou a atenção para o fato de que “sempre por trás do assédio há uma cultura organizacional”.
Ela via o assédio moral como uma forma de terrorismo, que desencadeia vários tipos de doenças.
A pesquisadora também costumava criticar o que chamava de “capitalismo do desastre”, citando a crise no emprego, que afeta principalmente mulheres e jovens. E alertava que todos precisam ter consciência de que “quando um trabalhador é humilhado, todos estão sendo humilhados.”
Doutora em Psicologia PUC/SP, médica do Trabalho, professora e pesquisadora PUC/SP e FCM Santa Casa de Misericórdia/SP, Margarida Barreto também trabalhou no Sindicato dos Químicos de São Paulo, estudando e pesquisando o tema do assédio, seja ele moral ou sexual, em especial o sofrido pelas mulheres.
Ela se dedicou ao estudo de vários temas relacionados à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
À família, amigos e colegas de Margarida Barreto nossos mais profundos sentimentos.
Direção do Sindipetro Bahia