Sindipetro Bahia e UNEB reforçam parceria no lançamento de documentário sobre lawfare
setembro 20, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Na última terça-feira (17), o Teatro da UNEB, em Salvador, foi palco do lançamento do documentário “O Caso Pizzolato: Por uma Questão de Justiça”, dirigido pelo cineasta Silvio Tendler. O evento, realizado em parceria entre o Sindipetro Bahia, a UNEB e a produtora Caliban, contou com a presença do protagonista do filme, Henrique Pizzolato.
Após a exibição do documentário, que aborda o uso da justiça como ferramenta de perseguição política, houve um debate sobre o conceito de lawfare. Elizabete Sacramento, Coordenadora Geral do Sindipetro, destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento da democracia e reafirmou a continuidade da parceria entre o Sindipetro e a UNEB, enfatizando o impacto da educação e da cultura na luta por justiça social.
Pizzolato, que viveu na pele os efeitos do lawfare, compartilhou suas experiências e a relevância do filme no contexto atual. Hadassa Freire, da Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia, também participou da discussão, ressaltando a necessidade de unir forças para combater abusos e preservar os direitos. Pela UNEB, a Pró-Reitora Rosane Vieira fez a abertura do evento e na mediação da mesa, Carmem de Farias, do Núcleo de Estudos da América Latina (NEAL /UNEB).
O debate após a exibição do documentário reuniu um público interessado em discutir questões cruciais para a sociedade. Ao final do evento, Elizabete Sacramento reafirmou que o PetroCine, importante projeto para a categoria, está a caminho, consolidando o compromisso do Sindipetro com a luta dos petroleiros e das petroleiras, e pela justiça social.
O que é lawfare?
Com uma combinação das palavras de origem inglesa “law” (direito) e “warfare” (guerra), o lawfare fica melhor compreendido como uma guerra jurídica e midiática por meio da qual se ataca a soberania de um povo, com o objetivo de enfraquecer sua nação, a fim de torná-la presa fácil, para submetê-la a interesses financeiros e econômicos alheios.
Esse tipo de perseguição já atinge muito mais brasileiros do que o senso comum faz supor. O caso mais conhecido é o do ex-presidente Lula, mas há inúmeros outros. O lawfare no Brasil tem como um de seus alvos prioritários governos democráticos e populares. De norte a sul, os mecanismos utilizados são muito semelhantes: iniciam com acusações frívolas, prisões espetaculosas e manipulação midiática da opinião pública.
Personalidades mundiais têm denunciado a prática do lawfare, como o Papa Francisco. “O lawfare, ademais de colocar em sério risco a democracia dos países, é geralmente usado para minar processos políticos emergentes e propiciar a violação sistemática dos direitos sociais. A fim de garantir a qualidade institucional dos Estados, é essencial detectar e neutralizar esse tipo de práticas que resultam de uma atividade judicial imprópria, combinada com operações multimidiáticas paralelas”, afirmou o Papa.
*com informações da Rede lawfarenuncamais.org
Tag: Democracia, documentário, justiça, lançamento, lawfare, O Caso Pizzolato, parceria, perseguição política, Silvio Tendler, UNEB