Sindipetro Bahia dá início às celebrações dos 70 anos de luta e representação sindical
junho 29, 2024 | Categoria: Notícia, XIII Congresso
As celebrações políticas em homenagem aos 70 anos de Luta e Representação Sindical Petroleira na Bahia começaram no dia 28 de junho durante o Congresso dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia. Radiovaldo Costa, Diretor de Comunicação do Sindipetro Bahia, apresentou uma retrospectiva desde a fundação da primeira associação de petroleiros, que ocorreu em 1954, um ano após a criação da Petrobras até a criação do Sindipetro Bahia, em 2011. Com curiosidades, fotos e memórias, Radiovaldo emocionou o público, que demonstrou felicidade ao relembrar momentos de sua participação na estatal e na luta pelos direitos dos trabalhadores e pela soberania nacional.
Outro ponto alto das comemorações foi a apresentação dos 30 anos da greve de 1994, uma das maiores greves realizadas por trabalhadores petroleiros na história do sindicalismo nacional. Durante essa greve, cinco baianos foram demitidos sob acusação de sabotagem. O sindicato e a categoria lutaram pela readmissão de todos eles e contribuíram para o sustento e a manutenção de suas famílias. Na plateia, estavam dois dos demitidos, que subiram ao palco para receber placas de homenagem por sua resiliência e bravura. Eles discursaram, relembrando momentos íntimos do período, as dificuldades na manutenção da família e o apoio recebido de amigos, familiares, colegas de trabalho e do Sindipetro Bahia.
“Eu gostaria de agradecer ao Sindipetro-Ba por essa homenagem, por nos fazer lembrar mais uma vez que estávamos ali para lutar pela defesa da Petrobras e dos trabalhadores, muito obrigada,” disse Roberto Gutierrez, um dos demitidos da greve, em seu discurso.
Paulo César Martín, diretor do Sindipetro-Ba e também um dos demitidos na greve, foi readmitido apenas em 2003. Ele detalhou momentos da negociação com o presidente da época, Itamar Franco, e como a greve se estendeu até 1995 devido aos impasses entre o governo e os grevistas. Os grevistas foram aclamados e aplaudidos de pé pela plateia.
Exposição cultural
Outra novidade foi a inauguração de uma exposição cultural sobre os 70 anos de luta e representação sindical petroleira na Bahia. A exposição contém fotos, textos e peças do memorial do Sindipetro Bahia, que estão à disposição para visita ao lado do auditório do Congresso. Os 30 anos da Greve de 1994 também receberam um painel especial, contando a história através do que a imprensa da época noticiou.
Homenagem aos 30 anos da FUP
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) completa 30 anos de atuação sindical este ano e também recebeu as devidas homenagens. Os diretores e diretoras baianos que compõem a direção e a coordenação receberam placas de reconhecimento.
Tag: 70 anos, celebrações, Congresso dos Petroleiros e Petroleiras da Bahia, criação do Sindipetro Bahia, fundação da primeira associação de petroleiros, greve de 1994, petrobras, Radiovaldo Costa, representação sindical, Retrospectiva, sindipetro bahia