Sindipetro-BA se reúne com o RH/SMS da Petrobrás para tratar das demandas locais da categoria
agosto 27, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A reunião entre o Sindipetro-BA e a gerência local de RH/SMS da Petrobrás que aconteceu de forma virtual na última quinta-feira (22), ocorreu como parte da rotina que visa dar tratamento as demandas locais dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Petrobrás e de empresas prestadoras de serviço no setor de petróleo. Acompanhe abaixo os principais pontos tratados:
Desconto indevido de APT
Uma das principais pautas desta reunião foi sobre a manutenção do desconto de APT (Adicional Provisório de Transferência) pela Petrobrás, em situações onde trabalhadores não registraram presença nas novas lotações, mesmo durante e/ou depois do período de pandemia. A representação da estatal se comprometeu a revisar o caso e fornecer um retorno no mês de setembro. Até lá, o Sindipetro-BA orienta trabalhadores a utilizarem os canais de atendimento da Petrobrás para contestar os descontos, já que ainda não existe encaminhamento para a suspensão.
Melhoria da alimentação e condições de trabalho nas bases de produção
A Petrobrás se comprometeu a melhorar a qualidade das refeições fornecidas e substituir marmitas pela instalação de rampas de auto serviço de alimentação na base EVF (Estação Vandemir Ferreira), em São Francisco do Conde. A empresa vai analisar também a necessidade de melhorias na base de Santiago, solicitadas por trabalhadores. A estatal prometeu um retorno sobre essas demandas na próxima reunião.
Telsan: atrasos no pagamento de terceirizados
A Petrobrás informou que vem realizando reuniões periódicas com a Telsan para resolver os atrasos no pagamento dos trabalhadores.
Promoções e avanços justos para o PCAC
O Sindicato destacou as distorções nos percentuais de avanço, que, em 2023, beneficiaram apenas o PCR, deixando o PCAC sem reajuste. A Petrobrás reconheceu as falhas no processo e informou que a questão segue em discussão com a FUP.
Recuperação da academia e promoção da Saúde Ocupacional
O RH/SMS informou que está em andamento a recuperação da academia e dos equipamentos enquanto está sendo elaborado o Regramento da Saúde Ocupacional, que, segundo a estatal, deve ser concluído até outubro de 2024, garantindo melhores condições para a categoria.
Melhoria das estradas e Responsabilidade Social
Foi tratado sobre a necessidade de melhorias nas estradas que dão acesso às unidades da Petrobrás. Embora as vias não sejam de uso exclusivo da empresa, por depender de verba específica, a demanda foi encaminhada à Gerência de Responsabilidade Social.
Estacionamento para terceirizados no Torre Pituba
O assunto será levado para discussão pela instância competente, e o sindicato seguirá acompanhando essa demanda.
O Sindipetro Bahia reafirma seu compromisso na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, permanecendo vigilante e atuante na luta por melhores condições de trabalho, salários justos e respeito à dignidade da categoria, assegurando que a voz dos trabalhadores seja ouvida e suas demandas atendidas
Tag: APT, demandas locais, desconto indevido, empresas prestadoras de serviço, petrobras, reunião, RH/SMS, Sindipetro BA, Sistema Petrobrás, Trabalhadores