Sindipetro-BA reivindica melhorias e faz propostas em reunião com as gerências de RH da UN-BA e de SMS da Petrobras
abril 2, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
jEm reunião virtual com a gerência local de RH e a de SMS da Petrobrás, na manhã desta terça-feira (2), o Sindipetro Bahia pautou temas de grande importância para a força de trabalho relacionados às questões de SMS (Saúde, Segurança Industrial e Meio Ambiente).
Participaram da reunião ordinária, prevista em Acordo Coletivo de Trabalho e que acontece a cada três meses, a coordenadora do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento e os diretores Radiovaldo Costa e Luciomar Machado. Acompanhe abaixo os temas tratados e as reivindicações e propostas feitas pelo Sindipetro:
*Participação do Sindipetro na CIPA da UN-BA* – O Sindipetro pleiteou que seja garantida a sua participação nas reuniões ordinárias da CIPA e que possa ter acesso às atas de todas as reuniões, mesmo daquelas que por ventura a entidade sindical não tenha participado. O objetivo é estreitar os laços do Sindipetro com a CIPA para que a entidade sindical possa acompanhar, participar e contribuir com a CIPA da Petrobras, por entender que este é um espaço importante que precisa ser valorizado pela Petrobrás, pelo sindicato e pelos trabalhadores em geral que devem entender a importância da atuação da CIPA e dos cipistas, inclusive daqueles que foram eleitos.
*Situação das CIPAS das empresas prestadoras de serviço* – O Sindipetro propôs que a Petrobrás faça um levantamento de todas as Cipas das empresas prestadoras de serviço da UN-BA para saber quais estão funcionando e atuando. Outra proposta foi para que a estatal organizasse um evento para o segundo semestre desse ano reunindo todas as Cipas da Petrobrás e das terceirizadas que atuam na UN-BA para trocar experiências e ajudar na integração, valorizando a cultura de SMS.
*Relatório da comissão interna de investigação do acidente que ocorreu em Araças* – O sindicato definiu o fluxo de informações que deve ocorrer entre a Petrobrás e o Sindipetro em situações como essa – no caso o incêndio na estação de petróleo da Petrobrás Fazenda Boa Esperança. Foi pleiteado ainda que o sindicato sempre participe das investigações de forma plena.
*Cumprimento da NR-13* – O Sindipetro ressaltou a necessidade da UN-BA cumprir os requisitos mínimos em relação aos trabalhadores próprios para atender à Norma Regulamentadora 13 (NR-13). Hoje há um déficit de número de trabalhadores, o que faz com que a Petrobrás não atenda a esse quadro mínimo exigido. A gerência da UN-BA se comprometeu a dar continuidade aos esforções que já estão sendo feitos para garantir a recomposição do efetivo de trabalho.
Técnicos de segurança de sobreaviso – Outra reivindicação foi a implantação de dois postos de técnicos de segurança de sobreaviso com trabalhadores da Petrobrás, sendo um em Taquipe e outro em Araças. Desta forma, esses trabalhadores em sobreaviso podem fazer o trabalho de coordenação e supervisionamento das questões de segurança, emergências, acidentes e incidentes que possam ocorrer nas unidades da UN-BA.
A Petrobras disse que deixaria esse ponto em pauta, mas ressaltou a dificuldade devido à falta de trabalhadores para criar estes dois postos, apesar de afirmar que entende a importância da ampliação do quadro de trabalhadores da área de segurança industrial.
Tag: reunião melhorias, SMS da Petrobras, UN-Ba