Sindipetro-BA recebe centrais sindicais e ministro Luiz Marinho para debater a conjuntura nacional
abril 11, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O Sindipetro Bahia recebeu, na noite desta quinta-feira (10), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para um encontro com as centrais sindicais e seus sindicatos filiados, com o objetivo de debater a conjuntura nacional e internacional, as políticas públicas voltadas à classe trabalhadora e os desafios do movimento sindical. No início do evento, a coordenadora geral do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento, ofereceu as boas-vindas, agradeceu a presença dos e das dirigentes sindicais e desejou um debate frutífero. “Aqui é a casa do trabalhador e da trabalhadora, ela está aberta a todos e todas, para fortalecer a luta daqueles que tanto precisam. Que tenhamos uma noite de reflexão da conjuntura, tão importante para o fortalecimento das nossas bases”, disse.
O ministro destacou o compromisso do governo federal com a reconstrução do país, dando atenção especial às populações historicamente desassistidas. “O presidente Lula tem um olhar diferente. Ele pensa na pessoa desamparada, que precisa de cuidado, de um Bolsa Família, de crédito para quem não tem, para o trabalhador doméstico, para o assalariado, para o pequeno comércio. E tudo isso de forma aguçada. Esse é o presidente que pensa tudo isso”, afirmou Luiz Marinho, que também salientou a importância da qualificação profissional, um dos pontos focais de sua gestão no MTE
O coordenador geral da FUP, Deyvid Bacelar, convocou o movimento sindical para a campanha do Plebiscito Popular, que vai consultar a população sobre a jornada de trabalho e a reforma tributária. “Defendemos o fim da escala 6×1 que atinge nossos trabalhadores e trabalhadoras, principalmente os do comércio e de serviços. E também estamos pautando junto à sociedade a necessidade da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais”, defendeu. “É uma oportunidade ímpar estarmos aqui com todas as centrais daqui da Bahia, e tenho certeza que vamos nos empenhar para que esses temas atinjam de forma positiva a classe trabalhadora brasileira”.
Petroleiro e deputado estadual pelo PT, Radiovaldo Costa relembrou do histórico de luta do movimento sindical, engrossando o coro pela unidade na atual conjuntura. “O movimento sindical precisa ousar, precisamos recuperar um pouco da ousadia para que a gente possa pautar e fortalecer os nossos temas, como a redução da jornada de trabalho. Parece que é uma coisa nova que veio da rede social, e que todo mundo agora fala de [escala] 6×1. Mas a gente defende redução da jornada de trabalho desde 1º de Maio de 1886, precisamos retomar com força esse debate”, afirmou.
O evento contou com representantes da CUT, CTB, Força Sindical, UGT e CSB, além do secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne; do Secretário Estadual de Trabalho, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos; e diversos dirigentes sindicais, incluindo diretores e diretoras do Sindipetro Bahia.