Sindipetro-Ba não abre mão da incorporação da Pbio à Petrobrás e luta pelo fim das discriminações salariais
novembro 23, 2023 | Categoria: Notícia
Calendário de reuniões com a presidência e RH da subsidiária terá início no dia 10/01/2024
O Sindipetro Bahia tem se empenhado na luta pela incorporação dos (as) trabalhadores (as) da Pbio à Petrobrás e pelo fim das discriminações salariais em relação à holding.
Neste sentido, a entidade tem feito todos os esforços nos campos político, jurídico e sindical, para resolver essa situação, garantindo assim maior tranquilidade para os(as) trabalhadores (as) da subsidiária, que se sentem inseguros, principalmente devido a tudo o que passaram durante o governo anterior, inclusive, com ameaças de demissão em massa.
Além das mobilizações realizadas – uma delas de grande alcance em 2021- , o Sindipetro-Ba, já havia apresentado em 2022 denúncia ao Ministério Público Federal da Bahia pedindo a paralisação da venda da Pbio, obtendo o deferimento do pedido liminar.
Após os ataques ao Sistema Petrobrás e aos seus trabalhadores no governo anterior, com desinvestimentos, privatizações e retiradas de direitos, inclusive no setor de biocombustíveis, a Petrobrás, agora, sob o governo Lula, retoma projetos e tem um novo olhar sobre a transição energética, iniciativas de cunho ambiental e energias alternativas.
Para Radiovaldo Costa, diretor de comunicação do Sindipetro-Ba, ”este é o contexto ideal para ir mais adiante, fortalecendo o Sistema Petrobrás, valorizando a força de trabalho e contribuindo para o fortalecimento da soberania nacional” e tudo isto, continua o sindicalista, “passa também pela consolidação do setor de biocombustíveis, incorporando a Pbio e seus trabalhadores à Petrobrás.”
Como parte das ações em prol da Pbio e seus trabalhadores, a FUP, representando os Sindipetros Bahia, Minas Gerais e Ceará, que estão à frente das bases da Pbio, solicitou reunião para tratar sobre o assunto. A Pbio concordou com a proposta da realização de realizações periódicas, que terão início em 10/01/2024, com a participação de representantes da Federação e dos três sindicatos.
Fonte- Imprensa Sindipetro Bahia
Tags: Discriminações saláriais, PBIO, petrobras, salários