Sindipetro-Ba e FUP se reúnem com gerência da UN-BA para tratar de diversos assuntos de interesse da categoria petroleira
agosto 17, 2023 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Em reunião com a gerência geral da UN-BA, nesta quinta-feira (17), o Sindipetro Bahia e a FUP trataram de vários assuntos relacionados à Unidade de Negócios da Petrobrás na Bahia e de interesse da categoria petroleira. Entre eles o processo de transferência e ocupação das 39 vagas abertas na UN-BA.
O coordenador da FUP, Deyvid Bacelar, a coordenadora do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento e os diretores do Sindipetro, Radiovaldo Costa e Luciomar Machado, que participaram da reunião, indagaram sobre os critérios que seriam utilizados pela Companhia para o preenchimento das vagas. A gerente, Marta, apontou alguns critérios como os casos críticos, inclusive relacionados à saúde do trabalhador ou trabalhadora, o perfil para a vaga, critérios de adequação das pessoas, análise do currículo e também transferências por interesse da empresa.
Outro assunto discutido foi o novo modelo de contratação das empresas terceirizadas, ressaltando os contratos de campo e estação da Telsan e o contratão da UN-BA, que também é da Telsan.
As entidades sindicais também perguntaram sobre as projeções de crescimento da Petrobrás na Bahia e qual seria o plano de pessoal da empresa. Eles também quiseram saber em relação á indenização para o pessoal que perdeu o turno. A gerente deixou claro que esses investimentos ainda não estão totalmente definidos, mas que retornarão à Bahia, onde a Petrobras pretende ser protagonista, alavancando e impulsionando suas atividades.
PetroReconcavo
A FUP e o Sindipetro questionaram a gerente sobre matéria publicada no site PetróleoHoje, informando que a PetroReconcavo espera chegar a um acordo com a Petrobrás para atuar em parceria com a estatal no Polo Bahia Terra. A nota traz a informação que a expectativa da empresa privada de petróleo “é de firmar um modelo de contrato diferente do assinado no passado com a estatal, de serviços”.
O Sindipetro emitiu nota (leia aqui) se posicionando contra esta parceria ou qualquer tipo de flexibilização que possa levar à privatização do Polo Bahia Terra.
A gerente afirmou que não há nenhum movimento da Petrobrás para a venda desses ativos, mas que alguma parceria pode ser feita com outras empresas sem que a Petrobrás perca seu protagonismo.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tag: PetróleoHoje, PetroRecôncavo, UN-Ba, Unidade de Negócios da Petrobrás na Bahia