Sindipetro-Ba denuncia danos do equacionamento na imprensa baiana
junho 20, 2023 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O jornal A Tarde da segunda-feira (20) trouxe uma matéria de página inteira abordando os problemas causados pelos equacionamentos da Petros, revelando as perdas que os aposentados da Petrobrás amargam nos proventos da previdência.
Assinada pela jornalista Jane Fernandes, a matéria mostra como “os planos de uma vida estável e tranquila após a aposentadoria caíram por terra para mais de 75 mil ex-funcionários da Petrobrás, cerca de 17 mil deles na Bahia”.
O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, afirmou na reportagem que os custos de saúde são acrescidos da cobrança de um alegado saldo devedor. Bacelar ressaltou ainda que o trabalhador não tem culpa se houve problemas estruturais no plano, que foram identificados a posteriori.
A petroleira Cristina Maria da Silva disse que “essas perdas são determinantes nos muitos quadros de depressão que têm surgido na categoria, alguns chegando ao extremo de cometer suicídio.
Também ouvido pela reportagem, o diretor de comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa, explicou que o poder decisório na Petros está nas mãos dos indicados pela Petrobrás, então, afirmou o sindicalista que entende que a Petrobrás é a única responsável pelos problemas que se acumularam ao longo dos anos.
Na reportagem foi divulgado ainda mais um protesto, organizado pelo Sindipetro Bahia, que está marcado para acontecer no dia 3 de julho durante a reabertura do prédio Torre Pituba. O evento vai contar com a presença do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.
A matéria traz também diversos relatos de petroleiras descrevendo a situação em que se encontra a categoria devido ao pagamento dos equacionamentos.
A diretoria do Sindipetro reafirma o seu total compromisso na busca por uma solução definitiva para o grave problema do equacionamento, restabelecendo com isso a tranquilidade entre os aposentados e aposentadas da categoria petroleira.
Leia abaixo a matéria publicada no jornal
CAPA - PETROS 2