Sindipetro-BA defende a suspensão temporária do recadastramento da APS
abril 29, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
A entidade sindical está solicitando reunião com o RH da Petrobrás para tratar sobre o assunto
A APS (Associação Petrobras de Saúde), a título de recadastramento, está enviando correspondência para os aposentados da categoria petroleira solicitando que eles atualizem seus dados, pedindo uma série de informações sobre o estado civil do beneficiário – se é casado, solteiro ou vive em união estável – pede ainda que enviem contracheque informando o valor atual do provento recebido pelo INSS, entre outras solicitações.
Em relação a esse assunto, o Sindipetro Bahia se posiciona publicamente pela suspensão temporária do recadastramento da APS, pois vê este momento como inoportuno, uma vez que os aposentados e pensionistas da categoria continuam penalizados devido à cobrança dos equacionamentos para a qual ainda aguardam a solução do Grupo de Trabalho (GT Petros) que deveria ter saído em março, mas foi adiada para o mês de maio. Há ainda as cobranças da AMS, que continuam a ser feitas sem que o motivo dessa suposta dívida seja esclarecido. Soma-se a isso a indefinição de data da implementação do 70×30.
Mesmo sabendo que, no caso dos aposentados, está previsto no Acordo Coletivo, a cobrança dos valores do Grande Risco (GR), baseada na soma dos salários da Petros e do INSS, para fazer o enquadramento de faixa na tabela do GR, o Sindipetro considera essa medida injusta e inadequada diante dos graves problemas que os aposentados vêm passando.
Para a entidade sindical não é momento para fazer esse novo recadastramento que vai, em muitos casos, significar algum aumento de contribuição no Grande Risco, pois o objetivo da Petrobrás ao solicitar essas informações, principalmente em relação ao INSS que a estatal não tem acesso, é atualizar o benefício global dos aposentados e pensionistas e alterar a cobrança do GR.
Devido a estas inúmeras adversidades, o Sindipetro-BA entende que a Petrobrás tem que suspender essa atualização cadastral até que os problemas dos aposentados, relacionados à Petros e a AMS sejam resolvidos.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tags: Aos, Associação Petrobras de Saúde, RH Petrobrás, suspensão temporária