Sindipetro-Ba defende a incorporação da Termobahia à Petrobrás
agosto 24, 2023 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Localizada no município de São Francisco do Conde, na Bahia, ao lado da antiga Refinaria Landulpho Alves (RLAM), a usina termelétrica Termobahia, é uma subsidiária da Petrobrás, mas, pela sua importância, deveria ser incorporada à estatal. É o que defende o Sindipetro Bahia que quer a termelétrica como parte da holding Petrobrás, como já aconteceu no passado com outras unidades da empresa.
A reivindicação é uma posição política da entidade sindical visando o fortalecimento da Petrobrás e o aumento da presença da Companhia na Bahia, estado que sofreu tanto com as privatizações feitas pelo governo anterior. A demanda será apresentada à direção da estatal para que a gestão da empresa analise a viabilidade de incorporação da subsidiária.
A Termobahia é uma das 11 usinas termelétricas do Parque Gerador Petrobrás e a única da Companhia no Estado da Bahia. Emprega cerca de 150 trabalhadores e possui capacidade instalada para 185 MW de energia (suficiente para atender meio milhão de pessoas) e 350 ton/h de vapor para a Refinaria Landulpho Alves, sendo responsável, por vezes, por metade do inventário de vapor da refinaria. A unidade ainda é preparada para duplicação e até mesmo triplicação da sua capacidade de produção.
Ano após ano, a equipe da Termobahia vem entregando resultados que colocam a usina em patamares de qualidade de nível mundial, figurando sempre no top 3 entre indicadores de gestão e receita, com resultados acima de meio bilhão em 2022.
Neste ano de 2023 em que é comemorado os 70 anos da Petrobrás, empresa que nasceu na Bahia e é orgulho nacional, a reivindicação do Sindipetro ganha uma força ainda maior.
A entidade sindical está buscando fortalecer o estado nordestino, que foi um dos grandes responsáveis pela vitória de Lula nas últimas eleições presidenciais e espera que o presidente da estatal, Jean Paul Prates, que, inclusive, já se comprometeu com a volta dos investimentos da Petrobrás na Bahia, decida-se também pela incorporação da Termobahia na holding Petrobrás.
Fonte- Imprensa Sindipetro Bahia