Sindipetro-Ba celebra avanços da categoria em 2023 e projeta um 2024 promissor
dezembro 16, 2023 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Foi em um sábado ensolarado, no CEPE Stella Maris, que a categoria petroleira se reuniu para celebrar suas conquistas e traçar perspectivas para o próximo ano. No coração dos petroleiros e petroleiras da Bahia, o ano de 2023 trouxe um acalanto. Após sete longos anos de desmonte da Petrobrás, eles finalmente puderam comemorar algumas das conquistas que fazem parte das bandeiras de luta do Sindipetro-Ba e da Fup.
Entre as vitórias, destacam-se a vitória de Radiovaldo Costa e Getúlio da Cruz, para o Conselho Deliberativo da Petros, a aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho com a reconquista de direitos e também a reabertura do emblemático edifício Torre Pituba, lar de muitos trabalhadores petroleiros em nosso estado.
A luta pela equiparação de direitos dos trabalhadores do setor privado e os avanços na geração de empregos ganharam força e, como resultado, o saldo de 2023 foi marcado pela união e pela reconstrução.
Deyvid Bacelar, coordenador geral da FUP, fez questão de ressaltar a importância dos associados do Sindipetro Bahia nessa jornada. Ele enalteceu a grandiosidade e união dos aposentados, afirmando com entusiasmo que o próximo ano trará ainda mais conquistas. “Até o final de março, teremos de volta o 70×30 da AMS”, celebrou, arrancando aplausos e sorrisos dos presentes.
A reestatização da RLAM, refinaria tão importante para a região, também está no topo da lista de desejos do coordenador da Fup. Com convicção, ele afirmou: “Em 2024, teremos nossa refinaria de volta. O povo baiano não continuará pagando preços abusivos pelos combustíveis”.
Elizabete Sacramento, coordenadora geral do Sindipetro-Ba, parabenizou a todos pelas batalhas travadas ao longo do último ano. Em seu discurso, ela relembrou as greves, as ações em defesa dos direitos e destacou com orgulho: “Estamos aqui hoje confraternizando porque avançamos. Não permitimos o avanço na privatização da Petrobras e nem o fim dos direitos da classe trabalhadora.”
Bete, ressaltou que 2023 foi um ano de avanços significativos e que merece ser comemorado.”Este é o momento de nos reunirmos e fortalecermos nossa luta pelo fim dos equacionamentos. Precisamos que cada um participe de nossas ações e queremos que nossos aposentados possam desfrutar de seu merecido descanso, sem ter descontos indevidos no seu orçamento. Continuaremos na luta, pontuou a líder sindical.
Em meio à celebração das vitórias, uma onda de emoção percorreu o local quando os presentes se recordaram das recentes perdas. Luiz Alberto, importante líder sindical e político, que nos deixou no último dia 13, e o companheiro Lobo, que partiu em maio. Em um gesto de respeito e gratidão, todos se levantaram e fizeram um minuto de silêncio em homenagem a todos aqueles que não puderam estar presentes para celebrar esse momento de união e conquistas.
Além da confraternização no Cepe Stella Maris, em Salvador que reuniu petroleiros e petroleiras (aposentados, pensionistas e da ativa) e seus familiares, a categoria se reuniu também em Alagoinhas, onde viveu momentos de muita alegria, podendo rever velhos amigos e traçar planos para o futuro próximo.
Os encontros dos petroleiros da Bahia foram mais do que uma simples comemoração, foi um símbolo de esperança. Que venha 2024!
Salvador
Confira o álbum completo de Salvador aqui
Veja também os videos 360 aqui
Alagoinhas
Confira o álbum completo de Alagoinhas aqui
Tag: Celebração, CEPE Stella Maris, Confraternização, Petroleiras, petroleiros