Setoriais – Sindipetro Bahia convoca trabalhadores da RLAM para discutir tabela de turno e organização da greve nacional contra a privatização da Petrobrás
novembro 4, 2021 | Categoria: Notícia
A direção do Sindipetro Bahia convoca os trabalhadores e trabalhadoras da RLAM para participar das setoriais que começam nesta sexta-feira (5) e prosseguem até o dia 12/11, para debater e tirar todas as dúvidas em relação a tabela de turno a ser implantada na refinaria, as questões jurídicas que envolvem esta decisão e a melhor forma de proceder em relação ao assunto.
A assessoria jurídica do Sindipetro estará presente em todas as setoriais. Desta forma, a categoria terá oportunidade de esclarecer todas as dúvidas que tenha em relação a esta questão.
Nas setoriais também será tema de discussão a organização de uma greve nacional, caso o governo Bolsonaro leve adiante a ameça de privatização da Petrobrás, via projeto de lei no Congresso.
Como está fazendo com os Correios e a Eletrobras, o governo Bolsonaro/Guedes quer alterar a Constituição, com o aval da Câmara e do Senado, para privatizar e entregar de vez a estatal ao capital privado.
A ideia é que a categoria esteja preparada e responda à altura, caso o governo insista na destruição total da Petrobrás como empresa pública.
Após as setoriais que acontecem em todo o Brasil será realizado um novo Conselho Deliberativo para a FUP e os sindicatos avaliarem as propostas discutidas nas bases e definir os próximos passos da mobilização.
Em breve, o Sindipetro divulgará as datas das setoriais nas outras unidades do Sistema Petrobrás na Bahia.
Entenda o que está ocorrendo em relação à tabela de turno
À revelia do que foi acordado na mediação, a direção da Petrobrás está tentando implantar, de forma unilateral, a tabela 3×2 (três dias de trabalho e dois dias de descanso), que foi rejeitada pelos trabalhadores.
Os trabalhadores já haviam escolhido, em assembleias, a tabela de turnos de 12h (tabela C) e a assessoria jurídica do Sindipetro recorreu à justiça por entender que o acordo proposto pela Petrobrás em relação à tabela de turno prejudica os trabalhadores.
O Sindipetro Bahia havia conquistado uma liminar na Vara do Trabalho de Santo Amaro determinando a implementação da tabela de turnos acordada com os trabalhadores da RLAM, mas a decisão liminar foi cassada através do Mandado de Segurança nº 0001800-68.2021.5.05.0000, impetrado pela Petrobrás. A assessoria jurídica do Sindipetro está recorrendo desta última resolução.
Portanto, é muito importante a participação de todos e todas nas setoriais para que a decisão final em relação à tabela de turno, seja ela qual for, seja tomada com segurança. E para que também estejamos preparados para deflagrar a maior greve da história da categoria.
Veja abaixo o calendário com as datas das setoriais
Turma (A) dia 05/11 14h30
Turma (D) 08/11 06h30
Turma (E) 09/11 14h30
Turma (C) 10/11 06h30
Turma (B) 12/11 06h30
*Na chegada da turma
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia