Seminário Nacional do Setor Privado de Petróleo faz diagnóstico, aponta avanços e necessidade de melhoras
março 27, 2024 | Categoria: Notícia
Ampliar a participação da FUP e seus sindicatos filiados no setor privado de petróleo, assim como incentivar a presença dos trabalhadores desse segmento nas entidades sindicais. Essas foram algumas das decisões tomadas no Seminário Nacional do Setor Privado, que aconteceu na cidade de Fortaleza, no Ceará, nos dias 21 e 22 de março.
Reunidos durante esses dois dias, os representantes da Federação e de todos os sindicatos fupistas puderam aprender um pouco mais sobre a realidade de cada base, e identificar problemas que precisam ser superados, apesar dos muitos avanços conquistados no setor como a obrigatoriedade do plano de saúde para dependentes, no caso dos prestadores de serviço da Petrobrás e, mais organização e garantia de melhores salários e condições de trabalho para os trabalhadores do setor em geral.
Outros encaminhamentos tirados foram a necessidade de unificar Acordos Coletivos de Trabalho e também a comunicação, pois muitas das empresas do setor atuam em nível nacional. Também foi consenso a realização anual do seminário para que seja possível dar continuidade ao fortalecimento e organização sindical do setor privado de petróleo no Brasil. Os encaminhamentos aprovados no encontro serão remetidos ao PLENAFUP para discussão e retirada de uma linha de ação conjunta para o setor.
Bahia
O Sindipetro Bahia esteve presente no seminário apresentando a sua realidade local e experiência como sindicato pioneiro na organização e representatividade do setor privado na indústria de petróleo no Brasil. Além de fazer propostas para melhorar e ampliar a participação dos Sindipetros neste setor.
Participaram do encontro, a coordenadora do Sindipetro-BA, Elizabete Sacramento e os diretores Radiovaldo Costa, Diogo Teixeira (Acelen), Mateus Capinam (Acelen), Adson Conceição (Halliburton) e Jurandir Cruz (Varco).
Devido à importância do setor privado de petróleo, o Sindipetro-BA vai dar continuidade ao debate sobre o assunto em um seminário regional, que vai acontecer nos dias 25 e 26/04, em Salvador. O objetivo é aprimorar a organização, fortalecer a atuação e representatividade nesta esfera.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tag: FUP, petróleo, seminário nacional, setor privado