Saída dos trabalhadores da Petrobrás da RLAM, preocupa a direção do Sindipetro Bahia
fevereiro 24, 2023 | Categoria: Notícia
Em reunião com RH da Petrobrás, o Sindipetro Bahia e a FUP solicitaram informações sobre um documento da Acelen, possivelmente vazado, em que constava informação de que parte dos trabalhadores da Petrobrás que prestam serviço na REMAT ficariam além do prazo estabelecido no contrato de transição que é 28/02/23.
A notícia surpreendeu o Sindipetro, já que a ACELEN já havia solicitado antecipação da saída de alguns grupos de trabalhadores e não teria motivo para postergar a operação do CIC. O RH confirmou que recebeu a solicitação da ACELEN para continuidade de um efetivo da Petrobrás para atuar no painel em março, no entanto, em avaliação interna, a Petrobrás decidiu não prorrogar o contrato.
Portanto, o último dia que a Refinaria terá trabalhadores da Petrobras atuando em suas instalações será, conforme contrato de transição, dia 28/02/23. O Sindipetro-BA cobrou que o RH transmita aos trabalhadores e ao sindicato as orientações a partir do dia 01/03/2023.
Com a saída destes últimos trabalhadores da Petrobrás da operação da Refinaria, acende a luz amarela e a preocupação de aumento de incidentes e acidentes, como o mais recente que tomamos conhecimento: Um tanque transbordou e graças a rapidez e dedicação dos trabalhadores, que estavam executando suas atividades no momento com efetivo reduzido, evitaram o mal maior.
A ACELEN precisa adequar seu efetivo às suas necessidades operacionais com a segurança que essa importante Refinaria exige. Não queremos que os trabalhadores próprios e terceirizados executem suas atividades com sobrecarga, o que pode gerar mais acidentes, comprometendo a vida dos mesmos, prejuízos ao meio ambiente do entorno da refinaria, como também das comunidades locais próximas a RLAM. Além disso, caso ocorra algum acidente, pode paralisar unidades da refinaria que vão impactar o abastecimento de derivados importantes, como gás de cozinha, gasolina e diesel, para toda população baiana, já que esta, é a única refinaria responsável pelo abastecimento do nosso estado.
A direção do Sindipetro Bahia vai estar atenta e acompanhando de perto esta questão, por ser um tema de interesse da categoria petroleira, mas também de toda sociedade baiana.