Rlam e Termobahia – Veja calendário das setoriais para escolha da tabela de revezamento de turno
julho 10, 2020 | Categoria: Notícia
A diretoria do Sindipetro Bahia convoca os trabalhadores e trabalhadoras da Rlam e da Termobahia para participar das setoriais que acontecem a partir desse sábado (11) para avaliar os modelos de tabelas de turno de 8 horas (veja calendário das setoriais no final da matéria). Após discussão sobre o assunto, o sindicato irá convocar uma assembleia para que a categoria escolha uma tabela a ser aplicada nessas unidades.
Há pelo menos quatro meses, a direção da Petrobrás vem postergando a discussão com a FUP e seus sindicatos filiados sobre a negociação para implantação da nova tabela de turno, tentando fazer prevalecer a decisão da empresa sobre o assunto.
É bom lembrar que o processo de seleção da nova tabela de turno foi estabelecido em mediação com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), ao final da greve de 20 dias que a categoria realizou em fevereiro.
Como a FUP divulgou, desde então, “os sindicatos cumpriram a sua parte no acordo, acolhendo sugestões dos trabalhadores, que foram sistematizadas pelas assessorias jurídicas e apresentadas à Petrobrás, conforme as premissas estabelecidas. A empresa, no entanto, não cumpriu os passos seguintes do processo negocial e, de forma unilateral, impôs a tabela de 12 horas nas unidades operacionais durante a pandemia”.
A FUP, após assembleias realizadas nas bases dos seus sindicatos filiados, chegou a enviar à Petrobrás 27 sugestões de tabela de revezamento de turno. A estatal levou em conta apenas 6 dessas tabelas, afirmando que as mesmas poderiam ser colocadas em votação e aplicadas.
Frisamos que não houve impedimento legal para que a Petrobrás descartasse muitas das 27 sugestões de tabelas enviadas. O descarte foi feito porque a direção da estatal percebeu que algumas tabelas iam dificultar as composições de turma da empresa por causa do problema do efetivo reduzido, ou seja, problema que não é do trabalhador, mas de gestão.
Nesse contexto, a Petrobrás retirou também a tabela 4 (C modificada 2), que já havia sido aprovada pelos trabalhadores da RPBC e, anteriormente, pela própria empresa.
Veja calendário
Conheça os modelos de tabelas que vão ser analisadas nas setoriais
Tags: calendário das setoriais, FUP, petrobras, RLAM, RPBC, Termobahia