Reportagem da TV Bahia mostra as perdas consecutivas na indústria baiana, resultado da redução da fabricação de derivados de petróleo no estado
junho 10, 2021 | Categoria: Notícia
A TV Bahia, afiliada da Rede Globo, na Bahia, exibiu uma reportagem, na quarta-feira (09), mostrando que a Indústria baiana vem registrando perdas consecutivas e no mês de abril teve queda de10%, a mais acentuada do Brasil. A Supervisora do IBGE, Mariana Viveiros, informou que a fabricação de derivados de petróleo diminuiu mais de 60% no estado. Ela disse que “pelo menos 1/5 da receita industrial da Bahia vem do setor de derivados de petróleo e combustível. Então, quando este setor vai bem, ótimo, mas quando ele não vai bem, a indústria como um todo, tem resultados ruins, e foi o que aconteceu em abril”.
A reportagem também relata a angústia dos funcionários da Refinaria Landulpho Alves, cujo processo de conclusão de venda está em andamento. Eles dizem ter medo e incerteza do que vai acontecer, não só com os trabalhadores próprios, mas também com os contratados.
Para o Sindipetro Bahia este é só o início do impacto na economia com a venda da refinaria. “Com a saída da maioria dos trabalhadores da Petrobras, o estado da Bahia perde uma massa salarial mensal muito grande, que é injetada na nossa economia em função dos salários e benefícios que são praticados pela Petrobras, que não acreditamos que serão os mesmos praticados pela Mubadala. Acreditamos também que poderá haver uma redução dos números de vagas e postos de trabalho”, afirmou o Diretor de Comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa.
Assista à reportagem completa
👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽👇🏽