Leonardo Urpia expõe seus projetos para a CUT-BA
novembro 14, 2019 | Categoria: Notícia
O petroleiro Leonardo Urpia, candidato à presidência da CUT Bahia, defende que a Central precisa se debruçar sobre os diversos temas e aspectos que influenciam o dia a dia dos trabalhadores, tais como Jornada de Trabalho, Tipos Especiais de Contrato de Trabalho, Novos Tipos de Relações de Trabalho, Inovações Tecnológicas, Repartição da Renda, Setores Dinâmicos, Agricultura Familiar, Construção Civil, Serviços Domésticos, Serviços Profissionais, Serviços Públicos, Indústria, Justiça do Trabalho, Juventude, Cultura , Lazer e vários outros aspectos da vida além do trabalho e para isto apresenta proposta de atuação conjunta dos trabalhadores nestes tema que estruturam o atual mundo do trabalho:
• Os impactos positivos da redução da Jornada de Trabalho nas famílias, na renda dos trabalhadores e na criação de novos postos de trabalho, faz desta pauta um elemento estrutural na agenda da CUT Bahia. O DIEESE já apresentou que a redução para 40 horas semanais, implicaria na criação de 2,250 milhões de novos postos de trabalho no Brasil. Isto sem considerar a realização das horas extraordinárias, que caso fossem proibidas poderiam gerar mais 1,2 milhões de empregos no Brasil.
• O mundo tem apresentado Tipos Especiais de Relações de Trabalho, onde trabalhadores até exercem atividades com menos de 44 horas de trabalho semanais, no entanto estão desorganizados e com relações precárias de trabalho, vivendo do que conhecemos informalmente de “bicos”, ou sofrendo uma alta rotatividade tais como aqueles que realizam trabalhos de empreitadas o que dificulta a organização dos trabalhadores da construção civil, por exemplo. Também sofrem com estas novas relações, os cooperativados, os trabalhadores por conta própria, etc. A CUT BA precisa se aproximar e buscar a organização dos trabalhadores, destas categorias.
• Os novos moldes de exercício, com os trabalhos sendo realizados fora do ambiente de trabalho, foras dos escritórios e das fábricas e até em casa, os conhecidos Home office ou Teletrabalho, já ultrapassam os setores e atividades predominante administrativas ou de serviços para diversas outras atividades produtivas, o que demanda uma verdadeira confusão entre horário, regime e local de trabalho com horário, descanso e moradia. A Central Única dos Trabalhadores precisa apresentar proposta de regulamentação para estas atividades no Estado da Bahia e não ficar apenas aguardando e reagindo a estas mudanças. Os trabalhadores precisam enfrentar e atuar propondo soluções que garantam direitos e condições dignas para o exercício destas atividades.
• As Inovações Tecnológicas são necessárias, até mesmo para afastar o homem de atividades que afetem a saúde e coloquem em risco a vida humana. No entanto, há uma necessária preocupação com os efeitos negativos destas inovações, que causam danos em toda a sociedade, com desemprego e/ou remanejamento de trabalhadores, em especial com avanço da robótica, da internet, da informática, da automação, que modificam relações em diversos setores como o comércio, bancário, habitacional, segurança, serviços públicos e privados, comunicação e no dia a dia das pessoas. Há de se ter um amplo debate e propostas para que o governo da Bahia e a iniciativa privada apresentem alternativas às atividades atingidas, com disponibilização de adequação técnica e profissional que estimule e promova uma manutenção desta população no mercado de trabalho, assim como um amplo debate sobre a redistribuição entre os trabalhadores desta riqueza gerada pelas inovações tecnológicas.
Tag: cut bahia, Dieese, Leonardo Urpia