Prevenção ao suicídio: uma pauta a ser incluída no ambiente de trabalho
setembro 15, 2023 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Priorizar a saúde mental é uma urgência da população mundial. O suicídio é um grave problema de saúde pública, refletido também no mundo do trabalho. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é nesse ambiente que está uma parcela dessas vítimas, que por diversos fatores desencadeiam sofrimento mental e risco de suicídio.
Ainda de acordo com a OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que, câncer de mama guerras e homicídios.
Sendo assim, a necessidade de debater o tema e buscar métodos para eliminá-lo passam a fazer parte das novas práticas sociais e trabalhistas, que alertam sobre a submissão de trabalhadores e trabalhadoras à rotinas de estresse e a avaliações de desempenho que estimulam a competitividade e a produtividade individual.
Entender essa dinâmica é um dos caminhos para a intervenção precoce. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e dirigentes de sindicatos filiados defendem a estruturação de uma política nacional de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) com o objetivo de uniformizar ações e de fortalecer as pautas de saúde mental da categoria petroleira.
Segundo informações da FUP, as ações desse grupo de trabalho fazem parte do Fórum Permanente Sofrimento Mental e Suicídio Relacionado ao Trabalho, um espaço de debate do Laboratório Ester da Unicamp e no próximo dia 20, realizará uma série de debates, com participação de representantes da entidade e de sindicatos petroleiros.
Defenda essa ideia, valorize a vida e se precisar, peça ajuda!
CVV: Tel:188
Serviço Social Sindipetro-Ba:
Orientação/Encaminhamento – Tel:3034-9303/99915-2845
Setor de SMS da sua empresa
SAMU: 192
- Baixe aqui a cartilha da campanha Setembro Amarelo do Sindipetro-Ba e saiba mais sobre o tema