Prefeito e vereadores de Cardeal da Silva entram na briga contra a privatização dos campos terrestres da Petrobrás na Bahia
outubro 19, 2021 | Categoria: Notícia
A possibilidade cada vez mais próxima da venda de importantes polos de produção e extração de petróleo e gás natural da Petrobrás tem preocupado prefeitos, vereadores e comerciantes das cidades produtoras de petróleo da Bahia.
Logo após a direção da Petrobrás anunciar a oferta de compra do Polo Bahia Terra feita pelo consórcio formado pela Aguila Energia e Participações Ltda e pela Infra Construtora e Serviços Ltda, parlamentares da cidade de Cardeal da Silva, onde está localizado o Campo de Bálsamo, pertencente à Petrobrás, participaram de uma audiência pública na Câmara de Vereadores da cidade para tratar sobre o assunto.
Audiência Pública
A audiência, proposta pelo vereador José Vanio Carvalho Filho, aconteceu na manhã da segunda-feira (18), reunindo oito dos nove vereadores da cidade, entre eles o presidente da Câmara, vereador Antonio Augusto. O prefeito Branco Sales e a vice-prefeita, Rita de Osete, também estavam presentes. Além do Diretor de Comunicação do Sindipetro Bahia, Radiovaldo Costa e de representantes de associações e entidades diversas.
A discussão girou em torno dos impactos da privatização do Campo de Bálsamo para Cardeal da Silva. Há grande preocupação em relação à redução dos valores arrecadados pelo município através dos royalties, uma vez que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) reduziu em até 50% o percentual de royalties para empresas privadas que venham a adquirir os campos terrestres de petróleo e gás da Petrobrás. Elas vão pagar de 5% a 7,5% de royalties, enquanto a Petrobrás paga 10%.
Outra preocupação é com as demissões que costumam acontecer quando há privatização, pois muitos moradores de Cardeal da Silva são empregados terceirizados da Petrobrás.
Para Radiovaldo Costa a audiência foi positiva. “Foram mais de duas horas de debate, com a presença política do município de Cardeal da Silva e conseguimos decidir sobre ações e atividades contra a saída da Petrobrás da Bahia, que serão colocadas em prática brevemente. Uma delas é a paralisação das atividades do Campo de Bálsamo como forma de protesto e que vai contar com a presença de moradores de Cardeal”.
Vereadores e o prefeito do município decidiram pelo encaminhamento de algumas ações para tentar evitar a venda do Campo de Bálsamo e a privatização dos campos terrestres de petróleo e gás da Petrobrás. Veja a seguir:
Encaminhamentos
– O prefeito de Cardeal da Silva, Branco Sales, se comprometeu a levar o assunto da privatização dos campos terrestres da Petrobrás para discussão no Consórcio dos Municípios do Litoral Norte. Ele propõe uma reunião com os prefeitos de outros municípios produtores de petróleo, em especial com os prefeitos de Entre Rios e Esplanada, para tratar sobre o tema à luz dos impactos da perda de arrecadação e de empregos, caso esta privatização se concretize.
– A Câmara de Vereadores da cidade encaminhará à direção da Petrobrás uma moção de repúdio contra a venda do Campo de Bálsamo e a privatização da estatal.
– A Câmara também vai organizar reuniões e uma audiência pública conjunta com as Câmaras de Vereadores das cidades de Entre Rios e Esplanada para discutir o tema.
Gás a preço justo
No mesmo dia da audiência pública, o Sindipetro Bahia realizou na cidade de Cardeal da Silva, a ação do preço justo do gás. No começo da manhã os moradores de Cardeal formaram uma grande fila para participar da campanha do Sindipetro e conseguir comprar o botijão do gás pelo valor de R$ 50,00. Foram vendidos 100 botijões.
A ação, além de ser solidária, pois atende a população de baixa renda, tem como objetivo de denunciar e tentar mudar a política de preços adotada pela atual gestão da Petrobrás, que atrela os valores dos derivados de petróleo no Brasil ao preço do barril de petróleo no mercado internacional e ao dólar, levando aos constantes aumentos dos preços da gasolina, gás de cozinha e diesel.
O Sindipetro Bahia já realizou centenas de ações como esta em Salvador e interior do estado.
Veja abaixo fotos da ação em Cardeal da Silva
Fonte- Imprensa Sindipetro Bahia
Tags: Aguila Energia e Participações Ltda, Bahia, Branco Sales, Câmara de Vereadores, Campo de Bálsamo, Cardeal da Silva, Consórcio dos Municípios do Litoral Norte, Construtora e Serviços Ltda, Infra Construtora e Serviços Ltda, José Vanio Carvalho Filho, petrobras, Polo Bahia Terra, Rita de Osete