Por descumprimento de acordo, Sindipetro paralisa sondas da Cerb operadas pela empresa Elfe
março 1, 2022 | Categoria: Notícia
A direção do Sindipetro Bahia foi obrigada a paralisar as atividades das sondas da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), operadas pela empresa Elfe, nas cidades de Catu, Entre Rios, Irará e Pedrão, na manhã desta terça-feira (1).
A paralisação foi o jeito encontrado para pressionar as duas empresas a respeitar os direitos dos trabalhadores. A Elfe, mais uma vez, descumpriu o acordo assinado com o sindicato, não pagando os valores previamente acordados e devidos aos trabalhadores e a Cerb segue ignorando as inúmeras irregularidades praticadas pela sua contratada.
Infelizmente, o Sindipetro vem lutando desde 2019 para defender os direitos os trabalhadores da Elfe, que prestam serviço para a Cerb, órgão do estado que trabalha com perfuração de água para o governo do estado.
“Não conseguimos entender até hoje como a Cerb, um órgão público de um governo comandado pelo governador Rui Costa, do PT, permite que uma empresa abuse dos trabalhadores, desrespeitando os seus direitos legais e descumprindo acordos feitos com o sindicato”, indaga o diretor de comunicação do Sindipetro, Radiovaldo Costa.
O sindicalista também lembra que os atrasos nos pagamentos dos salários, das férias e do ticket alimentação são recorrentes. Além da falta de depósito do INSS e FGTS e ainda a submissão dos trabalhadores a condições de trabalho precárias como o Sindipetro vem denunciando.
A imprensa do Sindipetro já fez 21 matérias, a maioria de novembro de 2021 a fevereiro de 2022, denunciando as irregularidades da empresa Elfe, principalmente no contrato Cerb. Também realizou paralisações, mobilizações e greves, sem que o problema fosse resolvido até hoje.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia