Por avanços no ACT, trabalhadores da Conterp entram em greve por tempo indeterminado a partir da segunda-feira (31)
maio 27, 2021 | Categoria: Notícia
Em assembleia virtual que aconteceu na noite da quarta-feira (26), os trabalhadores da Conterp, na Bahia, decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir das 7h da segunda-feira (31). Eles reivindicam um reajuste salarial de 4%, retroativo a 1º de setembro de 2020.
Os trabalhadores também querem a volta do plano de saúde Hapvida, pois o atual, cuja mudança foi feita de forma unilateral pela empresa, não é satisfatório, “simplesmente porque não atende. É a mesma coisa de não ter plano de saúde” explicam os trabalhadores.
O novo plano sequer presta atendimento nas cidades de Catu, Alagoinhas e Salvador, onde moram a maioria dos trabalhadores da Conterp.
Os trabalhadores já haviam anunciado uma greve que teria início no dia 20/05, mas foi suspensa devido a alguns avanços nas negociações.
Desta forma, os trabalhadores aceitaram a proposta da empresa em relação ao ticket alimentação, ticket refeição e também houve acordo em relação à manutenção do pagamento das horas extras.
Mas segundo eles, não houve avanços nos itens de pauta mais importantes relacionados ao reajuste salarial e à volta do antigo plano de saúde, por isso, a decisão de deflagrar o movimento paredista.
O Sindipetro já enviou à Conterp a proposta para o Acordo Coletivo, com as reivindicações dos trabalhadores e a notificação de greve.
Pauta de reivindicação
• Mudança do plano de assistência médica Nordeste para o HAPVIDA de forma imediata;
• Reajuste salarial que corresponda ao percentual de 4%, retroativo a setembro de 2020.
• Eliminação do Banco de Horas do Acordo.
Os itens abaixo já apresentados pela empresa, foram aprovados pelos trabalhadores.
Ticket refeição de 17,00 (diário) a partir de 01 de junho de 2021; Ticket alimentação mensal no valor de R$ 400,00(mês) retroativo a setembro de 2020;
Filie-se
Você já é filiado ao Sindipetro Bahia? Se ainda não é, filie-se. Só conseguiremos avançar e garantir mais conquistas, se tivermos um sindicato forte, o que também fortalece os trabalhadores do setor privado de petróleo.
Para se filiar, basta entrar no site da entidade sindical (www.sindipetroba.org.br) e clicar no botão filie-se que fica na parte superior do site, do lado direito. Lá você vai encontrar as fichas de filiação para quem é setor privado, da ativa ou aposentado. Baixe a ficha, preencha, assine, digitalize o documento usando um scanner e envie para o e-mail [email protected]. Você também pode preencher a ficha e entregar a um diretor do Sindipetro. Após a filiação, será descontado na folha de pagamento do associado o valor referente a 1% sobre a remuneração (salário base+adicionais+horas extras) em favor do Sindipetro Bahia.
Clique aqui para baixar a ficha de filiação
Clique aqui para ler a notificação de greve
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Obs.: Foto do Arquivo.
Tag: Alagoinhas, assistência médica, Bahia, Catu, Conterp, Hapvida, Reajuste salarial, Salvador, ticket-refeição, trabalhadoras, Trabalhadores