Por ampla maioria, trabalhadores da Acelen rejeitam contraproposta da empresa para o ACT
novembro 21, 2023 | Categoria: Notícia
A direção da Acelen precisa melhorar a sua proposta para que seja possível fechar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024. Esta foi a decisão tomada pelos trabalhadores e trabalhadoras da empresa, que por ampla maioria rejeitaram a segunda proposta da Acelen.
Em assembleias que aconteceram de 17 a 21/11, eles analisaram a proposta, chegando à conclusão que ela não atende às expectativas da categoria e à maior parte das cláusulas da pauta de reivindicações.
A Acelen ofereceu um reajuste de 4,06% (INPC de setembro) e mais 1,04% de ganho real, mas somente em cima dos salários, não incidindo nas outras cláusulas econômicas.
Nas assembleias, a categoria aprovou também, por maioria, o estado de assembleia permanente enquanto durar as negociações e votou favoravelmente pela autorização do desconto da contribuição negocial em favor da entidade sindical, ressalvado o direito a oposição.
Foi ainda aprovado nas assembleias a autorização para que a diretoria da entidade negocie coletivamente em nome da categoria profissional, que assine o competente Instrumento Normativo, ou em sendo frustradas as negociações, representar a categoria em instâncias administrativas ou judiciais, firmar acordo, instaurar ou defender-se em dissídio coletivo, bem como delegar poderes para tanto.
O Sindipetro vai encaminhar a decisão da categoria para a direção da Acelen, ressaltando que está aberto às negociações e que é preciso haver avanços para que possa se chegar a um consenso. A entidade sindical conclama os trabalhadores e trabalhadoras a ficarem alertas e participar das mobilizações e atividades que serão propostas.
Veja abaixo o resultado das assembleias em relação à contraproposta da Acelen:
Tag: Acelen, Acordo Coletivo de Trabalho, ACT, Assembleia