Petroleiras debatem vivências no Dia Internacional de Luta das Mulheres na sede do Sindipetro-Ba
março 8, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
As mulheres petroleiras fizeram história mais uma vez, ao se reunirem durante o Dia Internacional de Luta das Mulheres, neste 8 de março, na sede do Sindipetro-Ba, em Salvador, para participar de atividades especiais propostas pelas diretoras e pela Coordenadora da entidade, Elizabete Sacramento, que também é a primeira mulher a ocupar esse cargo em 70 anos de existência do sindicato.
O dia de luta também foi dia de reflexão, aprendizagem e exercício da sororidade. Logo pela manhã foi servido um café da manhã e em seguida, a Professora Doutora Gilvanice Barbosa e a doutoranda Maria Cláudia Mota, pesquisadoras do PPGEDU da FACED/UFBA, apresentaram dados sobre os desafios impostos às mulheres nos setores de educação, trabalho e renda.
As petroleiras aproveitaram a oportunidade para contar vivências que as marcaram enquanto mulher, exigir seus direitos e pedir o fim do feminicídio. “Precisamos frear o feminicídio e criar um plano efetivo para salvar vidas”, afirmou uma das participantes.
A diretora do Sindipetro-Ba, Linda Menezes, lembrou às presentes a importância da participação feminina no sindicato, que historicamente é um espaço masculinizado, mas também de segurança para todas aquelas que precisam da entidade.
Ao final do evento, as mulheres petroleiras se uniram à CUT e outros movimentos sociais e foram à Marcha Mundial das Mulheres, percorrendo as ruas de Salvador com suas bandeiras de luta e resistência.
Além das petroleiras, participaram da atividade dirigentes da CUT, de outras categorias e também as funcionárias do Sindipetro-Ba.
Tag: CUT, Dia internacionall da mulher, mulheres petroleiras