Petroleiras da Bahia fortalecem luta pela igualdade de gênero no Encontro Nacional de Mulheres da CNQ/CUT
abril 18, 2024 | Categoria: Banner Principal, Notícia
Uma delegação do Sindipetro-Ba composta pela coordenadora da entidade, Elizabete Sacramento, além das diretoras Cristina da Silva, Lindomar Menezes, Marilda Brandão, a aposentada petroleira, Maria Alice Alves e a trabalhadora da ativa, lotada na UN-BA, Simone de Oliveira, marcou presença no Encontro Nacional de Mulheres da CNQ/CUT, realizado nos dias 17 e 18 de abril, em São Paulo.
O evento teve como tema a busca pela igualdade e pelo empoderamento feminino nas relações de trabalho. As mulheres dos sindicatos e do ramo químico foram o público alvo.
Segundo informações da FUP, o encontro contou com a maior representação já vista em um evento nacional da CNQ. Dentre as atividades, houve a apresentação de experiências de base de todas as entidades representadas, abordando números de trabalhadores e trabalhadoras, índices de sindicalização, tipos de trabalhos realizados, estruturas sindicais para representação das mulheres, número de dirigentes mulheres, bem como as resistências e dificuldades enfrentadas.
A coordenadora do Sindipetro-Ba, Elizabete Sacramento, destacou a importância do encontro como um espaço de fortalecimento e de troca de experiências, reafirmando o compromisso da entidade com a luta pela igualdade de gênero e pelo empoderamento das mulheres no ambiente de trabalho e na sociedade.
Ao término do evento, um plano de ações e atividades para execução até o Congresso da CNQ em 2025, foi elaborado considerando estratégias de sensibilização e diálogo com as direções sindicais, organização da estrutura de mulheres nas entidades, reorganização do Coletivo Nacional de Mulheres da CNQ, entre outros pontos.
Fonte – Imprensa Sindipetro Bahia
Tag: CNQ, CUT, Encontro Nacional de Mulheres da CNQ/CUT, luta pela igualdade, mulheres, Petroleiras