PetroCine estreia com casa cheia e boas novas
abril 10, 2025 | Categoria: Banner Principal, Notícia
O PetroCine – Tela da Memória Petroleira teve sua sessão de estreia em grande estilo. Com casa cheia na Subsede da Cultura e Cidadania do Sindipetro-BA, os e as presentes puderam desfrutar de um bom cinema, com pipoca, debates e até prestigiaram novidades: além da Lei Paulo Gustavo, que financia as primeiras 13 sessões, o projeto recebeu sua aprovação na Lei Aldir Blanc, garantindo o aprimoramento do espaço cultural.
Para a coordenadora geral do Sindipetro Bahia, Elizabete Sacramento, que fez as honras de puxar o laço de inauguração da sala de cinema, o evento foi digno de comemoração. “Esse projeto não é apenas para a categoria petroleira, que é a base de nosso sindicato, é também para aqueles e aquelas que nos rodeiam. É um passo para fortalecer a nossa formação política através da cultura”, definiu.
Quem acompanhou Elizabete na celebração do laço foi a diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Sara Prado, que fez questão de parabenizar o projeto e a qualidade do equipamento cultural. “Viva o PetroCine, que seja só a primeira entre as várias linguagens que este espaço está propondo para esse território aqui no Centro da cidade, um território de grande vida e efervescência, mas que também precisa de um olhar de cuidado”, preconizou, destacando o valor da cultura para a vida local.
Primeira sessão debate a longevidade
O primeiro filme exibido foi uma versão especial de “Quantos Dias, Quantas Noites”, dirigido por Cacau Rhoden e produzido pela Maria Farinha Filmes. O documentário reflete sobre temas como trabalho, cuidado e bem-estar na longevidade. Após a exibição, houve um breve debate, facilitado pela pesquisadora Maria Salete da Silva, assistente social especialista em Gerontologia.
A diretora de Políticas Específicas do Sindipetro, Marilda Brandão, que se identificou como aposentada e idosa, apoiou a mensagem do filme. “A gente tem que estar em movimento. Temos que ter nosso grupo de amigos, temos que ser sociáveis, e não achar que a vida acabou porque a gente se aposentou ou porque ficou idoso”, defendeu. A diretora da CUT Bahia, Cristina Brito, seguiu caminho semelhante. “Viemos de uma cultura em que precisamos servir e cuidar do idoso. Hoje o idoso, com 80 anos ou mais, consegue cuidar de suas demandas, consegue dirigir, fazer todas as tarefas”, contribuiu, parabenizando o Sindipetro pelo projeto.
O PetroCine é uma iniciativa do Coletivo da Luta Petroleira pela Cultura e Cidadania (LPC) e foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia (PGBA), com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. A PGBA foi criada para garantir ações emergenciais de apoio ao setor cultural, em cumprimento à Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
📽️🎞️ Perdeu a primeira exibição do PetroCine?
Não se preocupe! Nesta sexta-feira (11), às 14h30, acontece a sessão extra do filme de estreia. Não fique de fora!
📢 Entrada gratuita! Sala sujeita à lotação.
Endereço: Ladeira da Independência, 16, Nazaré