Petrobras corta entrega de combustíveis às distribuidoras no Brasil e crise pode se agravar
outubro 18, 2021 | Categoria: Notícia
A Associação das Distribuidoras de Combustíveis (BRASILCOM) comunicou aos consumidores o risco de desabastecimento de gasolina e óleo diesel no Brasil no mês de novembro devido a “uma série de cortes unilaterais nos pedidos feitos para fornecimento”.
Segundo a BRASILCOM, “as reduções promovidas pela Petrobras, em alguns casos chegando a mais de 50% do volume solicitado para compra, colocam o país em situação de potencial desabastecimento, haja vista a impossibilidade de compensar essas reduções de fornecimento por meio de contratos de importação, considerando a diferença atual entre os preços do mercado internacional, que estão em patamares bem superiores aos praticados no Brasil”.
O Sindipetro Bahia lembra que a Petrobras já havia reduzido a sua produção de combustíveis para favorecer os importadores e a prática de preços internacionais no país. “A notícia de recusa da companhia em fornecer combustíveis para as distribuidoras brasileiras, já em novembro, vai encarecer ainda mais os preços da gasolina e do diesel nas bombas”, alerta a entidade sindical.
Para o Sindipetro “é um crime manter refinarias brasileiras a baixa carga para forçar o país a importar combustíveis mais caros, num cenário econômico já esfacelado pelo desgoverno e pela política offshore de Paulo Guedes”.
As distribuidoras alertam ainda para o risco no “estabelecimento de condições comerciais com preferências a determinados clientes, desequilibrando o ambiente concorrencial do mercado de combustíveis.”
Clique aqui para ler a nota divulgada pela BRASILCOM
Fonte – Sindipetro Bahia