Petrobrás anuncia saída da estatal do Nordeste e, mais uma vez, denúncias do Sindipetro Bahia são confirmadas
setembro 26, 2019 | Categoria: Notícia
Mais uma vez se confirmam as denúncias feitas pela direção do Sindipetro em relação à saída da Petrobrás da Bahia e às demissões de trabalhadores terceirizados e também de concursados, que ainda não têm tempo para aposentadoria.
Nessa quinta-feira (26) a estatal divulgou uma nota anunciando a revisão do seu posicionamento estratégico, deixando claro que a Companhia se dedicará à exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultra profundas. Deixando, assim, de ser uma empresa nacional integrada, passando a ter uma atuação limitada e apenas no sudeste do Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.
A estatal vem negando publicamente as denúncias feitas pelo Sindipetro Bahia e a FUP, apesar de internamente já ter começado a colocar em prática o seu plano de desmonte e retirada de unidades e investimentos do Nordeste.
Em sua nota pública, a estatal finalmente admitiu que irá “sair integralmente da distribuição e do transporte de gás Refino, Transporte e Comercialização” ressaltando que só irá atuar de “forma competitiva nas atividades de refino, logística e comercialização de derivados com foco nas operações do Sudeste”.
A Petrobrás também anunciou a sua saída integral dos negócios de fertilizantes, distribuição de GLP e de biodiesel.
A “nova Petrobrás”, voltada exclusivamente aos acionistas e ao mercado, em sua nota pública, fala em “ganhos de produtividade e redução de custos”, mas como tem feito, de forma sistemática, a atual gestão da empresa mente ao afirmar que entre seus valores estão “o respeito à vida e às pessoas…”.
Que tipo de respeito é esse? O que estamos presenciando é o assédio moral, a pressão, perseguição e intimidação aos trabalhadores. Além das tentativas de ingerência nos sindicatos e atitudes antissindicais.
O que estamos vendo é o desespero dos trabalhadores que de uma hora para outra serão demitidos ou sendo obrigados a se mudarem para outros estados muitos deixando família na Bahia.
A cada minuto, a cada dia, cada semana, fica evidente o desmonte da Petrobras na Bahia. Tudo aquilo que o sindicato vem falando se confirma a cada ação. Mais do que nunca, precisamos unificar as lideranças políticas do estado para impedir que essa decisão política – porque não é técnica e nem econômica – prejudique o povo baiano, a Bahia e a economia do estado.
A atual direção entreguista da Petrobrás, as vésperas de completar 66 anos, abandona a sua história e suas raízes e dá adeus a Bahia e ao povo baiano sem nem olhar para trás.
Decisão política absurda e descabida. Cabe ao povo baiano reagir.
Clique aqui para ler o fato relevante publicado pela Petrobrás
Fonte – Sindipetro Bahia
Tag: denúncias Sindipetro Bahia, em defesa da Petrobras na Bahia, saída da Petrobrás da Bahia